24/04/2016

caminho

Há anos demais, escrevia eu muito, porque lia muito. Era quase compulsiva. 
Depois deixei de ler e regressei a um estado que poderia ser de graça, não fora ficar tão caro ter ido e não ter voltado igual: quem conhece as letras um dia, por mais que tente desembaraçar-se delas (eu, às vezes, quero muito — como agora, por exemplo), não regressa a mesma pessoa. Fiquei assim como estou hoje, neoanalfabeta.
(Isto é evidente no facto de estar há dois meses a tentar passar da página 30 de um livro, e não ser capaz de chegar à 31. A página 31 deixou de ser um objectivo a atingir, e passou a ser barreira que não irei transpor. Sem orgulho, sem pena, apenas dona e senhora da constatação da minha incapacidade.)
Quanto menos leio, mais escrevo. Quanto mais escrevo, menos percebo o que escrevo.
Estou a ficar cega. Estou a ficar surda. Um destes dias, fico também muda, e então serei inteiramente feliz. Será esse o dia em que não escreverei, porque o farei para mim, só para mim, pouco me importando com o eco inexistente das minhas palavras, que ninguém lerá, nem eu própria ouvirei —, ou sequer lerei.


6 comentários:

  1. Não sei o teu sistema, o meu é variável. Leio entre 15 e 30 livros por ano. Depende. Quanto à escrita, existem momentos em que me falta assunto, ou não consigo exprimir o que quero da forma que quero. A melhor regra é ignorar regras, penso eu de que...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li tanto... e tinha um gosto de vício, em ler. Agora, ando pelos cinco livros por ano, mais coisa, menos coisa. E "falta de assunto" é o meu middle name :)

      (Passei agora mesmo lá pelo teu espaço. Ia comentar num sentido totalmente inverso, mas pus-me o açaime...) :)

      Eliminar
    2. Não ponhas. Sou como os malucos, digo tudo o que penso, e gosto de gente assim.

      Eliminar
    3. Tirei-o logo, que até me mordo quando mo ponho. E lá deixei o comentário... :)

      Eliminar
  2. Quanto mais leio, mais escrevo...em 2016 impus-me, num desafio 20 livros...já vou com 18. Ás veses leio 3 em simultâneo...

    ResponderEliminar