24/11/2015

Polvorosa

O meu vizinho de baixo é surdo e espirra muito alto — tão alto, que se ouve na minha casa e, quem sabe, no prédio todo. Julgo que uma coisa é consequência da outra. Há-de ter rebentado os dois tímpanos por conta de algum fundo alérgico, ou da mania de espirrar.
Quando eu andava no liceu, havia um edifício muito grande em construção, do outro lado da avenida. De vez em quando, eu ouvia uns estrondos, e sempre tive como certo que eram tábuas da obra, que caíam no solo, e ecoavam daquela forma. É que o barulho era igual. E, um dia, já no último ano, porque um colega de turma se riu e comentou os espirros do vigilante (na altura não havia auxiliares de educação, nem auxiliares de acção educativa — nasceram mais tarde), é que eu percebi que, afinal, as tábuas dos andaimes tinham sempre ficado nos seus lugares, o homem é que tinha um problema de excesso de decibéis. Deve estar surdo, hoje em dia.
Lembrei-me disto porque há bocado, quando fui tomar um café para acordar a alma, um homem espirrou e pôs a sala numa pequena polvorosa — e não será por acaso que a origem desta palavra é, exactamente, pólvora —, tamanho foi o estardalhaço que aplicou ao golpe espirreiro. 
E também fiquei a pensar que isto de espirrar timidamente pode provocar o rebentamento dos tímpanos. Então, ou sim, ou sopas: se, por um lado, é de bom tom reprimir o espirro, abafando o seu som e, sobretudo, evitando a propagação de perdigotos, por outro, há quem se assuste com um espirrinho educado, como me aconteceu a mim, certa vez, no metro — ia muito bem na minha vida, um senhor ia à minha frente em contemplação estática, dei um daqueles espirros plim, e o homem deu um salto na cadeira tal, que aquele coração não pode ter ficado em bom estado de conservação. 
Portanto, podemos optar por espirrar aos brados e aos ventos, ensurdecendo e alagando os outros e, a médio prazo, ensurdecendo-nos a nós próprios; ou então, fazemo-lo com parcimónia, e estoiramos os tímpanos na mesma, correndo o risco de dar cabo de algum coração mais frágil que ande ali por perto.
Santinho.

6 comentários:

  1. Eu sou das que espirra estrondosamente e ,para piorar, muitas vezes seguidas. Tento não fazer muito barulho mas , infelizmente, normalmente o espirro é muito sonoro,
    Mas não sou surda, antes oiço muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vale assim. Como te digo, ia matando um homem do coração com um espirrinho quase insonoro. Mais valia ter berrado e cuspido em paz :)

      Eliminar
  2. Tenho um desses em casa, não, não, não, não é o pai. É macaquito!
    Santinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um susto permanente, quando ele está constipado, ou quando anda com alergias...
      Santinho!

      Eliminar
    2. É horrível, ele faz de propósito. O pior é que ele tem montes de alergias e quando acorda espirra sempre 20, 30 vezes. E às vezes ele acorda muito cedo...

      Eliminar
    3. Isso só lá vai com um prémio por cada espirro que ele consiga dar mais baixinho... de outra maneira, é contar até 30... :)

      Eliminar