03/11/2015

Não adoptem mais esta, por quem sois!


A mim custa-me que tenha que ser "o meu mês" que é sacrificado para tradições directamente desligadas da higiene corporal. Ainda que fosse da mental. Mesmo que me digam que é por uma boa causa (lembrar o mundo — designadamente o mundo que nos rodeia diariamente, tipo família, colegas, povo que traseunta connosco os passeios, as estradas e as corridas — da existência do cancro e de uma das consequências do seu tratamento, que é a queda do cabelo), a mim retorce-se-me logo o narizinho preconceituoso, inflamado não pela adenoidite (já mos arrancaram, anyway), mas pela convicção de que, regras destas, aplicadas à escala nacional, dão merda. E não me estou a referir a merda enquanto adjectivo qualificativo, mas a merda stricto sensu, na acepção olfactiva do termo. Nosso nobre povo, em larga escala de moura tez morena (na qual orgulhosamente me incluo), deixa de se barbear e, daí a adoptar o kit completo barbudo-deslavado-piolhoso, vai um ai — ai Jesus, ai quem me acode, ai some-te daqui.
Eu podia fazer disto um post sério, porque o é, e falar da importância do cabelo para as pessoas doentes de cancro, muito em particular para as mulheres. Assisti ao vivo ao desgosto de uma senhora que tirou a mama e me disse com todas as letras que, à noite, quando se despia de roupas, soutien adaptado, prótese, cabeleira e olhares curiosos, mais do que ver-se sem mama, o que mais lhe custava era ver-se sem cabelo. 
Mas não vou (só) por aí. Não barbear em Novembro (e suspeita-me que o femedo não se rapa neste mês, coisa que, ó pá, não comento, não vá dar-se o caso), a mim dá-me logo o pânico, só de imaginar que os heróis do mar são gajos para completar o calendário, como aqueles bombeiros de Setúbal, com dicas mês a mês.

NO SHOWER JANUARY
NO BEING AN ASSHOLE FEBRUARY
NO BALLS-SCRATCHING MARS
NO FART APRIL
NO BURP MAY
NO LIE JUNE
NO MISTREAT JULY
NO TEETH-PICKING AUGUST
NO NAILS-CUTTING SEPTEMBER
NO SWEAR OCTOBER
...
NO STREATER HAIRASSMENT DECEMBER

Se a coisa pega, plizz-plizz, wake me up when November ends. 
(Não me choca perder o meu aniversário. Até pode ser que o tempo deixe de contar para mim.)

Sem comentários:

Enviar um comentário