30/08/2015

Não é só cabelo

Lembram-se da Mimi?
A Mimi do cabelo comprido?


Mandou o cabelo para Inglaterra. O IPO pedia-lhe 35 centímetros e ela não aguentou a espera nem um corte mais mutilante. Pode haver quem não entenda isto. Mas entendo eu, porque, ao contrário do que se diz por aí, não é só cabelo. Em tempos acompanhei de perto o cancro da mama de uma pessoa próxima, e disse-me ela um dia que se via à noite, sem a mama, e sem o cabelo, e as lágrimas corriam-lhe todas pelo cabelo. Não é só cabelo. Numa mulher, o cabelo é a moldura do rosto, é o toque final da feminilidade, é o que nos distingue de um rapazinho quando somos pequenas. A minha mãe contava-me que uma vez me vestiu umas calças jardineiras, na altura em que eu tinha o cabelo muito curto (cortado por mim), e que um electricista foi lá a casa e exclamou, ao ver-me, Mas que lindo rapazinho!, e isso foi o suficiente para que eu nunca mais tenha suportado ver-me de cabelos curtos, logo eu, que era o Joãozinho do meu pai e isso me enchia de vaidade, ele a pentear-me depois do banho, enquanto dizia Mas que bonito que é o meu Joãozinho...

Não é só cabelo, e ela sabe-o tão bem. Era pequena quando fizeram o diagnóstico à avó, menos pequena quando todos a perdemos, e agora é enorme, apesar dos seus 1,54 metros. Ela está feliz, abana a cabeça e diz-se mais leve. Eu fico feliz e digo-me mais leve.


8 comentários:

  1. E fez ela mto bem :)
    Passei a minha infância nisso...mtas calças, sem brincos, cabelo à rapaz... (a minha mãe insistia no corte, diziam-lhe q o cabelo ficaria mais forte...MENTIRA,o meu cabelo é uma mer** de tão fraco q é)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido nenhum que se diga que o cabelo fica mais forte ou cresce mais se for muito cortado. O que o faz crescer mais forte é rapá-lo sistematicamente com gilette. Mas alguém faz isso, a não ser os carecas, nas zonas onde ainda têm algum cabelo? E só cresce quando é cortado se estiver muito espigado — como as espigas são cortadas, o cabelo deixa de quebrar, logo, deixa de parar de crescer.

      :)

      Eliminar
  2. Mas ficou com um coração mais cheio :)
    Diga-lhe que uma tal de Miss Smile a acha uma "miúda para lá de espetacular" e que lhe manda um grande beijinho enternecido.

    Outro para a Mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por isso mais leve :)
      Vou dizer, sim, Miss Smile. Obrigada.

      Outro para si, dos maiores :)

      Eliminar
  3. Lindas, ambas. Por fora e por dentro!

    Um abraço nas duas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é muito mais :)
      Obrigada, Maria.
      Abraço em Tu.

      Eliminar