23/05/2016

Construir uma casa

Tenho a gaiola dos passarinhos em cima de um móvel vassoureiro, junto à janela da cozinha. Têm que estar assim altos, porque as gatas podem achar que eles são dois ratinhos, eventualmente por se chamarem Bernardo e Bianca. 
O raio do móvel estava todo a querer desmontar-se, e então fui comprar outro, bastante maior. Antes disso, tive o cuidado de verificar se cabia lá no mesmo canto, e vai de o montar, qual cavalo de Tróia, que aquilo é um monstro. Dava para me meter lá dentro e brincar às Brancas de Neve, naquela fase pós-maçã.


(Palminhas e kudos para o IKEA, que me forneceu uns pés para o móvel, que trazem uns parafusos muito mais estreitos do que os buracos da madeira, mas que, no entanto, proporcionou grandes momentos de interacção mãe-filho com o meu rapaz, que davam posts e posts, nomeadamente o momento em que, exaustos e todos suados, lhe lembrei que ele precisava de rapar o bigode, e ele me lembrou a mim que eu precisava de pintar o cabelo. Antes assim do que ao contrário.)
(Mais palminhas e mais kudos pelo fornecimento de um manual de instruções para montagem das dobradiças da porta — que pesa para aí 20 quilogramas, 20.000 gramas! —, que mais parece uma cábula de matemática, e cuja leitura e compreensão requerem, no mínimo, um doutoramento em física quântica. O bicho está montado há uma semana, e sem porta, porque a pessoa não é capaz de fazer força física e mental, tudo a um tempo.)


Agora, o monstro, mesmo assim sem os pés, ou com pés de barro, assim que o ponho de pé, mostra-me por A + B que vai rasar ali rés-vés o tecto falso da cozinha, donde já não permite que a gaiola fique em cima dele.
Ora, isto causa-me dramas: tenho uma péssima experiência com mudanças de lugar da gaiola. Por coincidência ou não, uma vez mudei uma do sítio onde estava, e um passarinho morreu passados poucos dias. Não sei, até hoje, se teve alguma coisa a ver.
Bom, a verdade, é que preciso de mudar a gaiola para outro sítio, da cozinha na mesma, perto da janela na mesma, mas que fica na parede oposta. Desconheço se o feng shui dos meus pipis suporta tamanha alteração e se os chakrazinhos deles ficam alinhados na mesma, ou se os vou assassinar com isto — e não quero.
Já agora, mudava-os para uma gaiola maior. Anda-me a dar nos nervos que eles vivam uma vida inteira enjaulados. Cai-me a ficha e o coração aos pés de cada vez que os solto para darem uma voadinha e eles já não passam do nível da bancada. Se soubesse o que sei hoje, não os teria querido como quis. Mas também não os posso soltar agora, senão é que os condeno mesmo à morte, e eu não sou juiz, ainda menos de passarinhos. E sou, isso sim, altamente abolicionista.
Só que também já me disseram que mudar de gaiola é tão arriscado quanto mudá-la de lugar.
Alguém percebe alguma coisa de passarinhos, que me possa dar uma luz?
Mr. Google só tem duas respostas, para qualquer dúvida existencial que se lhe ponha, conforme sabeis:
1 - Tens um calo no cu, de estares tanto tempo sentada;
2 - Tens cancro.
E acho que nenhuma das duas se aplica, neste caso.
(Por acaso, acho que me perdi um bocado no assunto. Resolvi, por isso, pôr a bold as minhas dúvidas, para que possais ler em ziguezague.)
Grata.


4 comentários:

  1. ..." mudar de gaiola é tão arriscado quanto mudá-la de lugar."...

    Mudar de gaiola arriscado ?
    Mudá-la de lugar ?
    Podes fazer essas mudanças à vontade . Garantido !
    Acho graça aos teus problemas.Os meus vão passar férias a casa dos meus Pais ,irmãs ,amigos,etc e ...sempre na maior !Já o convívio com gatos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai é? Ai é?
      Então, vou mudá-los.
      Era só o que eu queria saber.
      Wish me luck.

      Eliminar
  2. O meu pai teve todo o tipo de passarada durante anos e nunca houve problemas em mudá-los, nem de gaiola, nem de ares. ( eu perguntei-lhe, antes de vir aqui debitar sabedoria).
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Be. Gosto sempre de opiniões abalizadas.
      Vou comprar hoje a gaiolona.
      Beijos :)

      Eliminar