26/04/2015

Coisas que nos marcam

Existem marcas que entram na nossa vida, e, por consequência, na nossa linguagem comum, pelo que passamos a utilizá-las como designação genérica. O exemplo mais académico é o da água-de-colónia, fragrância suave, inventada em Colónia, na Alemanha, no século XVIII, que constituiu grande novidade relativamente aos perfumes muito fortes utilizados na época.

No nosso dia-a-dia, também há vários exemplos, como seja o das giletes (Gilette), das aspirinas (Aspirina - Bayer), das chicletes (Chiclets - Adams), dos taparueres (Tupperware), do nylon (Nylon - DuPont) e da licra (Lycra - Invista), ou das cotonetes (Cotonete - Johnson's & Johnson's). Ou seja, marcas que, pela frequência com que são utilizadas na nossa vida de todos os dias, ou pelo facto de terem sido pioneiras e únicas durante muitos anos, passaram a designação genérica, isto é, a designar todo e qualquer produto que se lhes assemelhe, ainda que seja de outra marca.

É também o que acontece com a Coca-Cola e a Pepsi. Quando pedimos uma coca-cola, normalmente, é-nos indiferente se vem Coca-Cola ou Pepsi. Até porque a regra é perguntarem-nos: "Pode ser Pepsi?". A frase Pode ser?, relacionando a Pepsi com a Coca-Cola, é tão universal que já deu frutos aos criativos de publicidade para a Pepsi:


Os outros, não sei, mas eu digo coca-cola quando peço uma coca-cola (lá está), porque, se dissesse apenas aquilo que quero - uma cola -, provavelmente iria ouvir a piada que dispenso - "Cola é na papelaria, nós aqui temos Pepsi" -, e que está, basicamente, ao nível daquela outra, também muito gira, "Copo d' água ou copo com água?", e eu, vá, sou uma histérica peluda com a minha língua e também tenho alguma dificuldade em entender algum género de humor.

Ora bem - o rímel. O rímel mais não é do que uma marca que se tornou designação genérica de toda a tinta destinada a pôr nas pestanas com a duração de um dia, criada pelo senhor Rimmel, dono e senhor da House of Rimmel. É só por isso que as pessoas antigas, assim como eu, chamam rímel ao rímel, e não máscara de pestanas. A palavra existe em português do bom, e serve para ser usada. Designa um tipo de cosmético, genericamente, não propagandeia a marca Rimmel, que continua a existir. Tal como não estou a publicitar a Coca-Cola de cada vez que peço uma coca-cola, também não estou a divulgar a Rimmel de cada vez que escrevo aqui a palavra rímel ou que vou à perfumaria comprar o meu (que não é da Rimmel, já agora).


As marcas também desencadeiam fenómenos regionais na linguagem comum. Os brasileiros, por exemplo, chamam xerox às fotocópias, e band-aids aos pensos rápidos. E, no Porto, o cimbalino, vem de onde?


Canudo.

16 comentários:

  1. LP,
    E quanto a sabonete ?

    https://youtu.be/dFbUO7CegtE

    Gelado / Rajá ( há fruta e chocolate )

    Pastilha elástica / Gorila

    https://youtu.be/RKOvaKtSijw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha-ha, gelado Rajá é tão de uma época! :P

      Quanto às pastilhas, eu nunca disse "Vou comer uma gorila" :P

      Eliminar
    2. Espera lá: sabonete nunca foi uma marca...

      Eliminar
    3. Eu só digo Gorila se quiser uma Gorila :P Quanto à Coca-Cola, peço sempre Pepsi, porque, por acaso, gosto mais. E assim evito o raio da pergunta. É menos provável ouvir "só tem Coca-Cola, pode ser?" :D

      Eliminar
    4. Pois. Eu também sinto algumas reservas em dizer que quero comer uma gorila :P
      Cá preconceitos.

      Tu és uma excepção quanto às colas, Pandy. O resto do povo anda cá há anos a levar com o "Só tenho Pepsi", sem grandes alternativas de resposta, que não seja, talvez "Então traga-me dois copinhos de vinho branco" :D

      Eliminar
    5. - " Olh’ó Rajá fresquinho,há fruta e chicolate ! "

      Quanto às " chiclets " ,lembrei-me agora das " Piratas ".Muito anteriores,estava a confundir com as dos meus filhos (gorilas ).

      https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTMULR-sxtJnHeqgDs-cGj3k5xMSdfj9Edo29lQfPO5sYpFv0WdhQ

      Ao pedires 1 sabonete, davam-te Lux ." A Brigitte Bardot / Ursula Andress,tomam banho com Lux ! "
      E era igual ao pedires 1 pastilha elástica .Seria " Pirata ",até existia o Clube Pirata,com direito a cartão,com foto e tudo.
      Eram sinónimos.

      https://youtu.be/p5ATO2Tds8A

      Eliminar
  2. Queres mais uma, queres? Pirex!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero, pois!
      Eh, pois é! Como é que me escapou essa?

      Eliminar
    2. Linda, Linda, vim a correr para te contar que o meu marido disse outra: Jeep (que derivou para jipe).

      Eliminar
    3. Nê, Nê, fizeste lindamente, porque é outro valiosíssimo contributo! :)
      Há tantos exemplos, uns que usamos e não sabemos, outros de que nem nos lembramos.
      Por acaso, andei às voltas com o Mini, porque tenho ideia que foi mudando de marca, mas manteve o nome para aquele tipo de carro, mas depois não me pareceu um bom exemplo...

      Eliminar
  3. Pois eu não peço colas, peço ice teas, mas o problema é o mesmo. "Só temos Nestea, pode ser?" :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, mais um exemplo: o Ice Tea é da Lipton, mas já é designação genérica para todos os chás gelados.

      Amanda-lhes com aquela dos dois copinhos de vinho branco, que é a pedrada no charco. Nunca falha :P

      Eliminar
  4. E um kispo, nunca vestiste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vesti, era tão feio - amarelo e castanho.
      E a todos os casacos impermeáveis que tive, depois dele, chamei kispo.

      Eliminar
    2. Lá está... :)

      Ou um Duffy em vez de um casaco de penas

      Eliminar
    3. Também tive um Duffy - mesmo Duffy -, ficava tão cheia de estilo :)

      Eliminar