10/04/2015

I.P.O., 3 da tarde *

Está um sol estonteante cá fora. As escolas de férias, o trânsito manso, não há gritos nem movimentos apressados em toda a rua. Mesmo ao pé do sol, encho, pela última vez, os pulmões, tal e qual fizeram os internados, no dia em que foram admitidos naquele grupo de eleitos. 
Ali dentro o ar é irrespirável, porque não se respira. Entramos e pára tudo. Param as vozes, já paradas, param os olhos parados a olhar para nós, mudos, perguntando-nos, quase aos gritos, se não podemos, porque não queremos, levar a vida e o sol lá para dentro. Impossível fazê-lo, dizem os nossos corpos parados, em resposta surda às perguntas absurdas que nos fazem. Num lugar que não respira e que tem umas janelas tão opacas, não há sol que entre algum dia, nem sequer alguma noite. Mesmo os que não estão, estão doentes. Adoecemos também, à medida que avançamos. Está gente à porta de cada enfermaria. As famílias dos enclausurados precisam de ver se é possível ver para lá da tristeza, opaca, como as janelas que não deixam entrar o sol, que impede a visão de todas as coisas, cegando, com uma espessa cortina de água. 
A nossa passagem é a réstia de esperança ou suspeita de que existe um mundo inteiro lá fora, a aguardar os vivos. Querem indagar-nos se ele os espera, intacto, ou se vai anoitecer-se para sempre antes que eles voltem, todos estilhaçados. 

Vêm ver a Lídia? 
Não, Ana Isabel. 

Morre ali, asfixiada, a nossa lufada de ar fresco, que nem chegou a ser. 
Ana Isabel. À briga com a doença, deitada, amarela, em lençóis brancos sob os olhos azuis, afundados em cinzento. A ordem das cores é arbitrária, porque toda a ordem está pervertida.

Sei como entrei, nunca sei como vou sair. 
Sais de pé. 

A mãe evoca-me Nossa Senhora. Não sei por que é que me ocorrem imagens bíblicas de cada vez que estou numa aflição. Avé Maria, cheia de graça - Bendito é o fruto do vosso ventre, Ana Isabel. Nossa Senhora do Amparo, por pouco tempo - os sinais dizem-lhe que, em breve, vestirá o manto de Nossa Senhora das Dores. O sofrimento e a dor trocaram-lhe a ordem à ordem natural das coisas, tal como aconteceu com as cores da cara e da cama da filha. Projecta a própria morte, antecipa o desnascimento, opera o parto inverso, mais doloroso na carne e nos ossos do que aquele que lhe trouxe a Anita, há quarenta e cinco anos. Desta vez, não terá parteira ao lado, e adivinha um parto a ferros, a ferro e fogo, impiedoso. Amparo no regaço, amparo no calvário, Nossa Senhora do Amparo até às Dores. A Anita está quase a desnascer.

Calma, ela vai sair-se desta. 
Não sei, desta vez não sei. 
Vai, de certeza. Palavra de bruxa. 

Falo de bruxas a uma santa, feita proscrita. Os braços baixados, o descrédito na minha certeza sem certezas nenhumas, perdidas no terror de assistir a este quando a família baixa os braços. A mãe de braços baixados. Quando isto acontece, é sinal que toda a esperança, que é a última, já morreu. 

Saio dali, vejo o sol, escondido, envergonhado, cobarde, mudo, atrás de nuvens opacas como as janelas do hospital, muito menos estonteante, mas vou mais tonta. Tenho o sol, sou quase dona dele, só tenho que levantar os braços ao céu. Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. À mãe.

* Março de 2009, in memoriam de Ana Isabel Dinis, colega e amiga.

8 comentários:

  1. Cara Linda,
    Não fosse este o blogue de uma senhora e comentaria com uma asneira. Assim, fica a ideia. É que, depois de ler o seu sentido texto, a reação é um feio palavrão.
    Colo.
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Outro Ente,
      Posso apenas fazer uma ideia de qual o palavrão que lhe ocorreu. E como o compreendo. Em circunstâncias como aquelas, faço, mentalmente, orações blasfémicas, rezando e proferindo palavrões, num rosário que, não fora ele trágico, seria até bastante cómico.
      Grata, sinceramente.
      Linda Porca.

      Eliminar
  2. Já a mim, nos dias q correm, só me sai um "doença filha da pu**"
    Vivo de perto o drama de um homem de 60 anos e o de uma criança de 5. Em ambos os casos, ninguém merece esta merda. Nem eles, nem os filhos, nem os pais...ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém, mesmo.
      E, nas crianças, ainda consegue ser mais cruel - por todos os motivos, mas também pelo facto de fazerem renovação celular muito mais rapidamente do que um adulto, pelo que renovam todas as células, as más incluídas :/

      Eliminar
    2. Pois...Tb já dei por mim a pensar nisso das células. Mas é ter fé, sp! E sim, nas crianças...fod*** não é mm justo.

      Eliminar
    3. Sim, a mensagem até deveria ser outra, que é a da esperança.
      Nas crianças, é demasiado cruel, não só porque interrompe vidinhas tão curtas, como as sujeita a um sofrimento físico que elas não têm capacidade mental para perceber. É inadjectivável.

      Eliminar
  3. Anónimo11/4/15

    LP, dez de abril de há muito tempo; as mesmas cores, o mesmo cinzento, outro hospital apenas. o preto é igual. cobre-me há demasiado tempo. e não sai!
    beijinho maior .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, o negrume nunca nos deixa, por mais que o sol brilhe. E as datas são terríveis. Criamos um hábito de convivência pacífica...
      Beijinho com abraço.

      Eliminar