22/09/2014

Comadre atípica

Não sou só madrinha atípica, sou também uma comadre esquisita. 

Ontem almocei com uma das minhas comadres - todas as minhas amigas, e também uma inimiga, são minhas comadres - para trocarmos prendas de Natal. Não, isto não é engano, mentira, ou repost. Trocámos prendas de Natal 2013. Apanhámos chuva no caminho para o restaurante. Ela é tão encaracolada quanto eu, de maneira que chegámos lá com uma afro cada uma. Quisemos experimentar o Honorato de Telheiras e acho mesmo que fomos no melhor dia: como não era nada previsível que chovesse, e ainda deve haver quem não leia boletins metereológicos, nomeadamente se tem um negócio que inclui explanada, chegámos à hora a que o dilúvio se entornou sobre os chapéus de sol e provocou o caos nas cabeças dos funcionários. Comecei a ver passar gente a servir às mesas sem farda. Não que eu faça questão da farda em algum lado mas, no meio daquele corre-corre, com água no chão por todo o lado, a farda serve, pelo menos, para distinguir quem está a trabalhar de quem não está, e também tem uma função higiénica. A mim tinha que me calhar um jovem de calças de ganga que já tinham visto muita chuva, olhos azuis e cabelo à James Dean, que percebia tanto de restauração como eu de física quântica (vai-se a ver e eu ainda dou uns toques na física quântica), que trouxe para a mesa, para azar dele, dois hambúrgueres quase iguais, mas em que um tinha bacon e o outro não, e então ele resolveu distingui-los elevando os dois pratos ao alto (é possível elevar pratos ao baixo, calem-se. Aquela cena da física quântica...) e tentando espreitar através da mistela carne-molho-tomate-pão se havia ali uma fatia de bacon ou não. Como não conseguiu, lançou um perdigoto, que rasou os pratos e se alojou na mesa, pousou os dois pratos na mesa e conformou-se, ou conformou-nos, com um "É fácil distinguir, o X-Egg é o que não tem bacon". Ao pousar o meu prato, roça-me a mama, levemente, com os nós dos dedos. 

"O X-Egg é o que não tem bacon e inclui mão na mama", penso eu assim. E não faço nada, porque quero manter-me com a aparência de uma comadre normal. O que ainda faz de mim uma pessoa mais estranha.

Capaz de não voltar lá. Serviço péssimo, nem a mãozinha se aproveita.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Isto de frequentar tascas de apalpanço só dura enquanto não me sair o Euromilhões!

      Eliminar
  2. Honorato só há um, o do Príncipe Real e mais nenhum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O de Santa Marta e o do Parque das Nações também são fixes. Nunca fui lá apalpada, se a memória não me atraiçoa.

      Eliminar