29/07/2015

Overbooked

Estou cheia de tarefas pequeninas que, todas somadas, me enchem o dia de cansaço e frete.

[As férias da minha empregada são a minha tormenta. Volta, Sandra, não estás perdoada, mas volta na mesma.]

[Pronto. Agora tenho-os a pensar "Coitadinha, tão titi, até precisa de empregada". Môres, eu explico: a vocês, aparece-vos tudo feito, mas ó: a varinha de condão não existe. Aquilo de a casa-de-banho aparecer sem os vossos pêlos, as vossas camisas passadas a ferro e as refeições prontas, não foi a fada madrinha que fez. E tenho-as a pensar "Olha-me a gaja, tem empregada e ainda se geme, a dondoca". Môres, é simples: experimentai só uma semana de uma casa com seis marmanjos, todos — eu incluída — com a PDM do desporto e a PDM de vestir roupa lavada todos os dias, o que equivale a duas mudas de roupa por dia, e depois, só quanto a isso, falamos. Uma máquina (mínimo) com um tambor de sete quilos, 21 metros de corda todos os dias, hã? É para valentes, eu sei. Coisa boa: o ferro não queima calorias nenhumas. Só a pele, se não tivermos cuidado. Explicação simples: os braços estão baixados. Queimam-se mais calorias a secar o cabelo dez minutos do que em duas horas ao ferro. O Murphy, ou outro gajo qualquer que pensou isto assim, é um cabronete dos bons.]

- Ferro — já dei para esse peditório por hoje. Calhou-me, no meio do rol, uma porra de um lençol de cama de casal com elásticos. Tive vontade de armar a tenda, ou uma boa barraca, meter-me lá dentro e fechar para obras. Ou balanço. E gritar ao mundo — o meu mundo — que não sou de ferro. Não sei se perceberam a piada. Eu sei que sim, mas eu é que levo algum tempo a perceber as minhas próprias piadas, e depois acho que toda a gente tem que ser como eu. Assim leve.

- Costura — no plural. Estava languidamente a passar a ferro, quando descubro que a renda de um jogo inteiro de lençóis está a precisar que eu lhe deite a unha e a linha e a agulha. De caminho, coso a bainha a uns calções e refaço a parte de baixo de um biquíni, que tem umas cuecas que nem a minha avó, nascida no século XIX, era capaz de usar. 

- A p. da máquina da roupa está a lavá-la — já vou ter que a estender. E, mais tarde, recolher. Mais tarde ainda, passá-la. Tudo isto, são planos a muito curto prazo, que o calor e o vento, quando juntos, formam um verdadeiro conluio contra mim. No fundo, a minha vida actual resume-se ao ferro. Que ferro, melhor não diria o Ega.

- Casas-de-banho — são duas. O pessoal lava-se, defeca e escova dentes num sistema de roulement que é uma aflição. Têm que ser limpas diariamente. O ideal seria o bidiário, mas olha. Ou então, que se limpassem sozinhas. Era fechar a porta e carregar num botão. Shark Tank, alô? Ou pedir ao povo que fosse defecar ali ao café. E lavar-se na rega automática destes relvados frondosos. 

- Lavar a gaiola — tenho que pôr comida nova e água limpa ao Bernardo e à Bianca. E lavar-lhes a casa, que eles não são capazes sozinhos. Eu sou a Sandra deles. Mas não meto férias, porque não há cá democracias nem leis laborais entre nós três.

- Responder a mil mails — e nenhum é profissional, ao menos isso. Há, pelo menos um, que posso adiar por mais um ano, visto que já leva um atraso de meses. Mas há outro, que é urgente. Uma das minhas duas melhores amigas escreve-me assim, no meio de um arrazoado [desculpa, comadre, se me estás a ler. Eu sei que não]:

Fui criada na serra, só comia alimentos do mais saudável que há, fruta só da época, caía e levantava-me, o meu pai nunca conseguiu tirar-me as rodinhas pequenas da bicicleta, nunca caí num poço, apanhava cerejas e punha nas orelhas a fazer de brincos, percorria a quinta em cima do burro do Zé (nosso empregado) e contava-lhe o ultimo episódio, radiofónico, do “simplesmente Maria” e as notícias da crónica feminina. Só felicidade.
Tudo apontava a que viesse a ser uma guerreira. Afinal, aos [diz a idade] estou neste estado, com uma caixa de remédios que, dum lado tem a Lua e, do outro, o sol não vá baralhar os 7 comprimidos e falecer da cura. É triste porque (dentro do género) já fui gira.

Ora, isto é preocupante. Tenho como missão, desde ontem, devolver-lhe a auto-estima, porque da dela depende a minha: fomos praticamente criadas (não a dias) juntas, temos a mesma idade e, se ela se sente feia, eu sinto a obrigação de me sentir feia. E não consigo. Tenho que lhe escrever e, para isso, preciso de recolhimento espiritual, que não sei onde vou desencantar.

- Também gostava que me sobrasse algum minuto para procurar uma bicicleta que eu cá sei, para oferecer a uma querida das minhas, para lanchar o meu iogurte da avenida de Roma, para ir à praia e não apanhar a ventania que apanhei ontem, em que ia ficando soterrada, eu e a minha toalhinha. 

Já só falta uma semana para ir de férias.
Ainda falta uma semana para ir de férias.
Genitais.

8 comentários:

  1. Querida Linda Blue,
    Podendo, telefone e delegue. Está quase.
    Bom trabalho,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Outro Ente,
      Vou tendo uma ou outra mãozinhas, que me dão pequenas achegas. Mas parece que nunca chegam, passo a aliteração.
      (A ver se não baralho a delegação de poderes com a delegação de competências e ainda arranjo mais um problema :))
      Obrigada,
      Linda Blue.

      Eliminar
  2. Eu não acho que sejas dondoca, môre! Ou então somos duas, pronto ;) Lá em casa é só um "rato" pingado e também tenho empregada... Entre o trabalho e os (eternos) estudos, se puder evitar gastar o meu pouco tempo livre com limpezas, não me faço rogada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu que és boa, meu ratinho. Tu, e a grande maioria das pessoas que lêem os meus devaneios. Aquilo era um disclaimer. Porque, eu própria, quando vejo feito, desmereço o esforço que é necessário para que as coisas apareçam limpas e arrumadas. E o tempo que tudo leva. E que nos leva.
      E vá, que vou ignorar que tenho pó até ao tecto. E vou fingir que o aspirador não existe. Senão, daqui a pouco, nem a depilação nem as unhas têm lugar nesta agenda mental. E de casa limpa, mas peluda e lascada, é que não :)

      Eliminar
  3. Querida Linda Blue, não a sabia tão prendada :)

    Deixo aqui uma ideia, não para DIY, mas para se rir um bocadinho:
    http://diply.com/inked-mag/video-underwear-sports-bra/157235

    Um beijinho e pense nas férias que estão quase aí à porta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miss Smile, são prendas ensinadas por uma titi, da qual falo um destes dias :)
      (O biquíni, por exemplo, tem que ser cosido à máquina, pormenor que nem referi. Só montar a bicha já é tarefa para gente bruta e habilidosa, quanto mais usá-la a seguir :)).

      O filme que me indica é uma verdadeira inspiração! As cuecas de homem também se multiplicam na minha casa, e os sutiãs de desporto são tão caros... tenho que pensar bem onde é que está a tesoura :)

      Obrigada. Um beijinho também.
      (Hoje vou concentrar-me nessa ideia da contagem decrescente) :)

      Eliminar
  4. Passei só para deixar uma beijoca. Estás quase de férias, váaa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, gentchi, uma beijoca dais América!
      Beijinho da mamma, querida. Diverte-te!

      Eliminar