19/01/2017

Decidam lá isso: como é que se papa a papa?


Imagem assumidamente palmada da netty
Foi há muitos anos, agora não interessa quantos, e também não vou ver, porque isto não é nenhuma tese de doutoramento, é apenas um post e, e...
Facto é que não conheço ninguém que não tenha passado pelo crivo e, por conseguinte, não ame de paixão carnal a papa Cérélac*. É certo que não conheço muitas pessoas, mas, da amostra que retiro deste assunto, cerca de cem por cento é fã. Não disse era fã, conjuguei mesmo no presente do indicativo, já que a boa da papa é, literalmente, Once you go Cérélac, you'll never go back.
Ora, a Cérelac, desde os seus primórdios e já nos meus tempos de petiza (às tantas, coincidentes), era papa para ser preparada com leite. E designava-se como "farinha láctea".
Talvez porque esse método encarecesse a confecção da papa, seguiu-se uma era em que passou a ser preparada apenas com água. Porém, continuava a chamar-se "farinha láctea". Nessa altura, no entanto, algumas mamãs — eventualmente ainda dos tempos em que era feita com leite —, acrescentavam leite à papa que já trazia leite, "para reforçar", mal sabendo que, com isso, reforçavam, sim, as hipóteses de afectarem os rins e engordarem desnecessariamente os seus rebentos. 

Imagem assumidamente palmada da netty

Pode ter sido por esse motivo que a Nestlé* criou agora a Cérélac sem leite na sua composição: para que as acérrimas do leite possam encharcar a papa com ele. Apesar de ter a mesma composição e método de confecção da primeira Cérélac, chama-se "farinha não láctea", vá-se lá perceber porquê. 


Evolução? Nenhuma, quanto ao sabor: a papa continua tão saborosa como sempre foi, levando a que alguns adultos (oi?) continuem a consumi-la sem culpas. Alguma, quanto à embalagem: desistiram da figura da mamã lactante e alimentadora, em detrimento da imagem da família nuclear papa, maman et ses petits enfants. 


Oh, wait!, por aí também não acertaram o passo com as novas — daqui a pouco nem isso — famílias. 
Hum? Para quando a caixa de Cérélac com famílias não "tradicionais"? Fica a dica, ou então esperemos sentados (a comer papa, sem culpas).

* NMPPI, mas não me importava, desde que em géneros.


6 comentários:

  1. Saudades !!!
    Amanhã vou comprar !
    Certinho .

    ResponderEliminar
  2. Macaquito era viciado na papa, agora não pode papá-la mas a Nestlé inventou a sinlac (sem glúten, soja ou leite) que é a papa que ele papa, não que adore, é mais por vício porque o sabor nada tem a ver. De vez em quando lá diz "tenho saudades da papa amarela". E eu também...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho cá em casa uma boneca intolerante a tudo isso. E se eu lhe dei Cérélac!
      Essa Sinlac não conhecia. Mas lá está, sou uma sortuda, posso comer A papa...

      Eliminar
  3. Já existe há algum tempo a Cerelac para preparar com leite. Sabe ao mesmo que a outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu ainda não tinha visto? Ainda menos o anúncio de ser uma "farinha não láctea". Mas sim, confirmo o sabor inalterado desde que o conheço.

      Eliminar