14/03/2016

Linkedin, linkedout

Estava eu muito bem dentro do meu Linkedin, quando fui esbarrar-me no sector descobertas, ou seja, no separador "Pessoas que talvez você conheça". Por acaso, das trezentas (que eram mais, mas à terceira centena cansei-me) sugeridas, só conhecia três. Ainda assim, não pedi conexão a nenhuma delas. Estava demasiado varada com o que estava a assistir, isto é, com a forma como as pessoas se apresentam às possíveis entidades patronais e ou conhecimentos nesse sector. 
Comecemos por assentar já aqui que o Linkedin é um site profissional. E que, em princípio, não é para professionais do séquiço.
Refiro-me às fotografias de perfil. Existem as normais, as aceitáveis, a cores ou a preto e branco, em que as pessoas se apresentam com maior ou menor sorriso, mais bem tiradas, mais mal, caras bonitas e outras menos, mas isso faz parte da vida. E depois existe o resto. E, nesse resto, senti-me mesmo compelida a fazer exercícios relativos à intenção de cada um, ao pôr uma fotografia daquelas. Porque, meus amigos, ou é isto, ou então não é nada.

1. Fotografia de casal — Hey, boss, eu sou casadinha. Escusas de tentar o assédio, apesar de se ver logo que eu sou boa cumós trovões. Mas o meu Vítor Sérgio trata-te do sarampo se tentares a tentação comigo, óvistes?
2. De perfil e com óculos de sol — Querido chefe, eu, à segunda-feira, estou de ressaca e não respondo por mim. De caminho, também não te respondo a nada, que é para não dar raia.
3. De óculos de sol opacos — O meu estrabismo não pode ser impedimento a uma contratação. Quase não se nota, e o público está-se nas tintas. Também tenho dias em que o Fábio e eu lutamos lutas.
4. De perfil, praticamente de costas — Esta é a imagem que terás no dia em que me puseres na alheta. Antecipei-me, para te ires habituando.
5. De carro, com a cara cheia de sombras — Vou de carrinho.
6. Hiper-bronzeada, com um vestido de praia (profissão: advogada) — Eu sou assim todo o ano, um torresmo, uma tentação do diabo depois de passar pelo Inferno.
7. De perfil, com o cabelo a tapar a cara toda (toda, minha gente) — Ó eu pensativa. Eu sou pensativa. Eu penso. Eu passo os dias a pensar. Sou muito dinâmica. E proactiva. Mas penso. Mmmmmm.
8. Com o cachimbo na boca — Ó eu intelectual. Ó vocês a trabalhar.
9. Completamente despenteada/ drÓgada/ acabada de sair da cama (após luta com um gato selvagem/ um tarado sexual) — Hey, boss...
10. Na mota, com o capacete posto — Vou de mota. Sou um homem prevenido. Sou um homem. Tenho mota.
11. No restaurante, com gente sentada noutras mesas em pano de fundo — Isto sem subsídio de refeição, não temos acordo.
12. A sair de uma gruta (profissão: "À procura de novos desafios" — juro que vi) — 'Bora p'ós copos? 'Bora p'às putas? 'Bora fazer escalada de paredes? 'Bora comemorar os anos do coelho da Joana? 'Bora à merda?
13. A cara a aparecer no fundo de uma garrafa — Eu sou a verdade.
14. No meio de um parque de estacionamento — Ia aqui a passar e lembrei-me de fazer um perfil profissional.
15. À frente de um quadro a óleo — Eu pertenço a uma ordem profissional. Eu pertenço a uma elite. Eu pertenço.
16. Uma boneca de BD japonesa — 私は愚かです.

Agastada, mudei a minha própria foto de perfil. A anterior já tinha três anos, eu envelheci, cresci, mirrei, emagreci e engordei epicamente, além do que havia sido tirada minutos após a gaffe mais memorável que cometi na vida e ainda estava com brain freeze (e cara de "Hoje não foi um bom dia para me levantar da cama"). Tinha ao pescoço um colarzinho de flores havaianas e tudo (mas disfarcei-o no photoscape). 
Agora tenho lá uma selfie, tirada à balda, mas calhou que fiquei com cara de boneca japonesa, e achei que servia.

6 comentários:

  1. Anónimo14/3/16

    Farás o favor de me dizer o que é esse tal de Linkedin.
    Sobre o linkedout ... sei tudo :)
    Beijinho com votos de uma semana maravilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem entres. Ainda te esbarras com alguma daquelas figuras :)
      Beijinhos, votos retribuídos.

      Eliminar
  2. Anónimo14/3/16

    Bom! O Lindekin descrito assim, é de uma pessoa ficar com vontade de se "lindekar".
    Boa tarde, rainha dos parágrafos, monarca do humor cheio de tudo, majestade de indignação muito jeitosa às segundas -feiras.
    Com grande consideração, curvo-me, mas pouco que a queda de há 3 semanas, ainda me desarranja a postura.
    Beijinho,Linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te linkedes, Mia. Aquilo é a sarna.
      Eh :) Eu sou isso tudo?
      (Tenho que rever a minha postura.)
      :)
      Melhoras para a tua.
      Grande beijinho.

      Eliminar
  3. Eu mantenho a mesma foto há anos da minha fuça feia e que ninguém se queixe :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já não podia. Em três anos, envelheci cerca de dez, só à custa do blog :P

      Eliminar