07/01/2014

"No recreio a cheirar cola"

Se calhar sou um caso único, mas serei mesmo a única pessoa que apanha um susto, escancara a boca, pensa uóóótedefac, vai lavar os ouvidos estranha de cada vez que ouve esta melodia?

Ou como daquela vez na escola
NO RECREIO A CHEIRAR COLA [???]
Fico tonto, zonzo, assim só de me lembrar

Como é que isto passou no crivo da nossa censurinha e continua, alegremente, a dar em todas as rádios, até na catoliquíssima (e puritaníssima, não me lixem) RFM?

Ou não é a este flagelo que se referem, mas tão só a cheirar a inocentinha cola Cisne dos trabalhos manuais, sem tolueno, o psicotrópico?



Ora lede o que nos diz a Wikiseca:

Os solventes que entram na composição da cola de sapateiro são lipossolúveis, isto é, dissolvem-se em gorduras. Uma vez inalados por via oral ou respiratória, atravessam a membrana hemato-encefálica e atingem rapidamente o cérebro, provocando alterações do estado de consciência que vão desde leves tonturas até fortes depressões do sistema nervoso central. Sendo altamente solúveis, são armazenadas no tecido adiposo e no tecido cerebral.
A ação do tolueno sobre o sistema nervoso provoca um sentimento de gratificação e entorpecimento, associado a vertigem e tontura, que começa em poucos minutos e pode durar até quase uma hora. Muitos usuários descrevem como sintomas a ocorrência de ilusões, sonolência, perda ou redução de inibições, sensação de estar flutuando e eventualmente amnésia.

aqui mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário