22/02/2017

Tutan, come on!

A Didi já escreveu sobre a exposição Tutankamon - Tesouros do Egipto, e já disse quase tudo, mas eu também quero. Estive lá, e também dispendi 11 euros só para entrar, fora as outras largas centenas ou mesmo milhares que valem a minha paciência — bem de valor incalculável que ainda não percebi se é de pavio curto ou comprido, dado que aguento secas até à náusea, e só as venho regurgitar aqui três dias depois. 
Começa por que a pessoa aborda o pavilhão de Portugal e encara com uma bicha daquelas mesmo à Expo. Eram cerca de 50 pessoas/grupos/famílias à minha frente, de entre os quais pessoal que, efectivamente, não vai fazer nada para estes lugares, tendo em conta que transporta consigo uma grupeta de crianças mal comportadas e cheias de laços nas cabeças, que não estão obviamente interessadas, nem sabem ao que vão, caso contrário ainda se portariam pior. 
Como é uma mulher prevenida (e, embora não só por isso, vale por dez), naquela meia-hora que dura a espera em pé, debaixo da pala tomara-que-nunca-caia, retira da mala umas bolachinhas de água e sal, que traga. (Verbo tragar, não trazer.)
Ora, somem por mim, que eu não estou psiquiatricamente capaz: trinta minutitos da bicha.
Chegada lá dentro, depara-se com umas cinco ou seis imagens em PB, à laia de pré-exposição, numa pequena ante-sala de espera (!?) para um filme explicativo de como Howard Carter descobriu o túmulo do faraó. Mas, e derivados de ser a rainha da sorte macaca, a sessão, com a duração de 15 minutos, havia acabado de começar, pelo que se viu compelida a esperar pela seguinte. Aquilo entre uns se levantarem e outros se sentarem e desatarem a fita outra vez, foram mais trinta minutitos da seca. Ou seja, a pessoa já vivera uma hora feliz e desnorteada da sua vida, desde que chegara ao pavilhão da exposição, quando começou a ver o filme do Carter e ainda nada da exposição.
(Valeu muito a pena, nomeadamente porque me lembrou as matinés de cinema de quando eu era pequenina, desde a imagem à qualidade do som, à voz da locução. Ou um filme de Super 8, com voz off. Não sei explicar.)
Ora bem, quando a pessoa começou a ver a exposição propriamente dita, ou aquilo que se entendia como tal, já habitava aquele espaço há coisa de perto de hora e meia. Pode ter sido por isso que começou a sofrer de um síndrome qualquer que, não podendo ser o de Estocolmo, há-de ter sido o da visão distorcida. Cerca de dez por cento das peças expostas não continham qualquer legenda explicativa e a maior parte das que a tinham, sofriam de um erro qualquer. Não se trata sequer de uma má tradução, pois que no original inglês os erros persistem. Ó este ilustrativo, tão bonito:

Não sei, talvez deusa... goddess... diosa...

A antecâmara do sarcófago, espaço onde eram colocados todos os objectos pessoais do faraó, aposta numa enorme vitrine, tinha como nota explicativa que se tratava daquilo mesmo, ou seja, nem uma peça identificada. E, convenhamos, eu até posso saber o que é uma caixa de madeira e um baú, mas ele há peças que não me ocorre adivinhar para o que servem. Mas deve dar um trabalho do caneco legendar as cenas, e não há quem o faça.

Tirada daqui

Tirada daqui

Falhas na organização, umas atrás das outras, nenhum guia minimamente instruído que pudesse responder às mil questões sem resposta, uma multidão a deambular de sala em sala, na penumbra, sem rei nem roque nem a amiga. Descuido, desleixo, desrespeito por quem paga e até gostava de viajar sem ter que voar.
Mau.
Não vão.


do Tutankamon?
of Tutankhamon?
Mas andámos todos na escola, ou quê?
Mau.
Já disse?



16 comentários:

  1. Linda,
    Tudo ao molho e fé em Uadjet.

    Nota : com essa chanata,o Tutankamon era menino para dançar o "Vira".
    Certinho !
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um rapaz de 19 anos quando morreu e a múmia não é muito grande, embora tenha, obviamente, encolhido. Desconheço se tinha um pé muito grande, mas, de todo o modo, uma xanata de ouro só deve servir para refrescar o pé à sombra do deserto...
      :)

      Eliminar
    2. Xanata ou chanata ? :) :)
      Esta agora ...

      Porto Editora
      Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico
      chanatas nome feminino plural de chanata
      chanata

      Mas acho que tens razão ... xanata !

      Eliminar
    3. Chanata, claro. :)

      Foi uma piadinha associada a isto (que tenho em casa).

      Eliminar
  2. Ahhhh que horror!
    Foste ao fim de semana? Eu fui durante a semana e apanhei aquilo vazio que até se ouviam moscas, menos mal.
    Estás como eu uma exposição muito "poucachinha" parece que não houve cuidado nenhum na apresentação, ou isso, ou eu somos muito picuinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui no domingo.
      Sou picuinhas, mas também não gosto de ser mal servida. Aquilo é uma palhaçada.
      E o pessoal que barra o acesso visual às montras, porque está ali numa frente de batalha, a fotografar muito tudo, em vez de ver?

      Eliminar
  3. Ora muito obrigado. Isto meus amigos, é serviço público.
    Ora que tb eu lá fui, a um fds. Fila. A senhora qd cheguei ao balcão ainda nos disse "ah,estão há muito tempo na fila? É que o sistema foi abaixo e estamos em manual e atrasou tudo, não fosse por isso..." (mas se calhar tou a ser injusta, e até fomos no mm dia ;).
    Fui com a cria, mas sem laços,e ainda o consegui domesticar bem. Não sabe ao que vai, eu tb n sabia, mas a mãe quer ir e ele fem de se aguentar à bronca.
    Ora que tb achei a organização daquilo uma vergonha. Reparaste na numeração das obra??? Nada batia certo. Acho que alguém desatou a meter para ali nr ao calha, só pode.
    Em resumo,eu gosto de coisas desta cultura,que gosto. Mas por acaso achei a exposição fraquita e para os 11 euros...no mínimo, pedia-se uma organização melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui no domingo passado. Acho que o sistema estava em alta, pelo menos não dei por mais essa. Mas a lentidão é sempre a mesma, pelos vistos. A desculpa do sistema é sempre aquela que justifica as incompetências.
      Reparei, acho que ao fim de uma hora e meia de estar ali fechada dentro sem ter visto nada da exposição, já só os defeitos é que me saltavam à vista. Parecia uma brincadeira de mau gosto.
      Não percebo o que é que falhou ali. Acho que tudo!
      :)

      Eliminar
    2. Ah,e agora q estava a postar é que me lembrei.
      É só a mim que me causa "caspa"o facto de estar tido a mexer no carai do telemóvel a tirar 549 fotos (imagino q p publicar nas redes sociais)???!! Achei particularmente lindo considerando os avisos qie teoricamente inibiam o uso desses aparelhos.

      Eliminar
    3. Já nem é pela proibição, que nem faz sentido visto praticamente ninguém usar flash e aquilo não serem obras de arte. Mas é o estorvo que são essas pessoas, que não desamparam a loja e obrigam toda a gente a altas estratégias para não passar à frente do raio do aparelho enquanto fotografam. E também porque não vêem nada com atenção, mais valia agarrarem-se ao google.

      Eliminar
  4. Até eu vinha aqui fazer pirraça que tal exposição esteve primeiro no Porto, nhã-nhã-nhã fomos primeiros, mas tendo em conta a bela merda que é, a par da exorbitância do preço, vou optar por meter a viola ao saco e sair de fininho por onde entrei. ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fá-lo, Nê, que aquilo é uma piada de mau gosto daqueles morcões, canudo.
      (Continuamos a ter mais 2 ou 3 graus na temperatura diária. Em Celsius! Just saying... :P)

      Eliminar
    2. (E mais emprego, e salários mais altos, e mais cultura, e...)

      (Mas... Nós comemos melhor! Tungas! Embrulha! :D)

      Eliminar
    3. (Nem me fales nisso, que me lembro logo dos rojões da minha avó! Fica sabendo que metade das minhas costelas são portuenses :))

      Eliminar
    4. A tua melhor metade, claro! :)

      (Beijinhos LB, tem um bom dia!)

      Eliminar
    5. A outra metadi é alentejanã, taméim na me posso quêxari... :)

      (Beijinhos, Nêzinha. O teu também!)

      Eliminar