30/03/2014

Cada vez que criticares alguém,

olha para dentro e, já agora, para trás. Esta é uma máxima da qual nunca me devo esquecer. Toda a vida me fez confusão que a minha mãe confundisse (passo o pleonasmo) o cinzento com o bege. E o bege com o verde-seco. Espantava-me que ela se risse ao lembrar-se que o próprio pai confundia o vermelho com o bege. E o irmão mais velho, simplesmente, não via o vermelho. Via cinzento, no seu lugar. E, como ele via cinzento no lugar do cinzento, sabia-se que ele sabia o que era o cinzento (hoje estou pleonásmica). Já falei aqui da minha confusão entre o preto e o azul. Eu vejo o azul e vejo o preto. O azul é a minha cor preferida, e até acho que o mundo ideal devia ser todo a azul e azul. Mas sei que baralho as duas cores, designadamente em se tratando de azul escuro (porque não existe preto claro), o que é uma grande maçada para me vestir, quando se trata de calças de fato de trabalho, porque consigo combinações estrambólicas de preto e azul com mais umas quantas cores e fico em modo fruticolor para ir trabalhar. É tão bom. Novidade para mim foi ontem. De duas, uma: ou a daltónica não sou eu, ou o azul está-se a diluir dos meus cones oculares. Fui à minha Rituals em busca de um hidratante que descobri no armário há umas semanas e está a acabar. Já o tinha comprado há mais de um ano, mas o amor só agora surgiu. Aquilo tira-me 50 anos de cima, por isso fico com uma idade quase embrionária. A menina procurou na memória, pediu-me descrições da embalagem, eu "é verde", ela nada, até que, por insistências minhas, disse: "Ah, já sei! Mas não é verde, é azul!" Vá lá: isto é o quê?* Eu vejo verde.


* eu hoje já nem me deitava sossegada se não mostrasse a unha pintadinha de fresco referida no post anterior.

5 comentários:

  1. Verde e as unhas estão lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me queria parecer. Obrigada, vice?
      As unhas iam derretendo à noite, pois que cozi um panelão de bróculos e, ao escorrê-los, aquele vápur provocou um estranho resultado no verniz. Qualquer desculpa é boa para udê-las.

      Eliminar
    2. Agora usam-se relevos estranhos nas unhas, mas eu serei sempre fiel aos lisos e brilhantes dos familiares do magenta :D

      Eliminar
    3. Também nunca aderi aos relevos e aplicações. Magenta é uma espécie de provocação, a ver se eu o distingo do azul?
      Ai, é um tom de azul tão bonito! :D

      Eliminar