17/06/2017

sobrevivência

Ainda não são 10 da manhã e o termómetro já passou dos trinta há muito. A grande gaiola, contendo talvez duas dezenas de pássaros, está colocada junto à parede de um café, debaixo de um telheiro, mas o sol jorra-lhe adentro por toda a zona frontal. Apesar de tudo, parecem-me felizes. Há periquitos, bicos-de-lacre, canários e uma ave pequena, semelhante à rola (codorniz?), convivendo numa relativa e pacífica harmonia. Há muitos ninhos, muitas fêmeas a chocar, um periquito macho a alimentar duas crias que já estão enormes e têm bem idade para ter juízo. (Há pais que não vêem os filhos crescer.) Num poleiro, dois periquitos macho, ambos azuis, namoram, bonitos.
Reparo que não têm água para beber. O bebedouro está seco e existe uma taça de metal, igualmente vazia, no meio do chão da gaiola. O café abre dentro de minutos, mas, se ninguém se lembrar de ir imediatamente dar água aos animais, certamente morrerão todos, até porque nada me diz há quanto tempo estão sem beber. Tenho comigo uma garrafa de água de um litro e meio, que pode não chegar para um dia de praia de duas pessoas. Então, lembro-me que carrego também a minha inseparável garrafinha de meio litro. Abro uma portinhola e nenhum pássaro tenta a fuga. A minha mão entra na gaiola, puxa a taça, e encho-a de água até acima, ficando com menos de metade da garrafa pequena. Volto a colocar a taça e fico a assistir à alegria da sobrevivência, que também toma conta de mim.

10 comentários:

  1. A gaiola, tenha o tamanho que tiver, é um objeto que me entristece deveras. Correntes presas a coleiras idem. E nenhum pássaro ter tentado fugir quando abriste a portinhola, acabou comigo. Mas o post termina bem. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também, cada vez mais. Daí o "Apesar de tudo, parecem-me felizes". E a referência à não tentativa de fuga. Faz-me demasiada confusão.
      Gina, eu digo muitas vezes que sou apenas uma gota no oceano... :)

      Eliminar
  2. Anónimo17/6/17

    O facto de nenhum dos pássaros ter tentado fugir é tão triste... podíamos usar este caso como uma alegoria. Aos homens acontece o mesmo, infelizmente.
    AL
    O calor dá cabo de mim, este post mexeu comigo.
    Bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a mesma sensação com que fico quando sei daqueles cárceres privados, em que o carcareiro até se dá à lata de levar a prisioneira ao supermercado (Natasha Kampush, por exemplo). É o síndrome de Estocolmo em pleno :(
      Confesso que tive uma esperança de ops, fugiram todos...
      Bom fim de semana, AL

      Eliminar
  3. Anónimo17/6/17

    Fiquei sem perceber se os bichos passam aí a noite ou se quem os foi colocar lá fora,nem se deu ao trabalho de verificar se tinham água......
    Aí Azulinha,que este fds me enganaram e ando eu a curvar aqui por Portel....Aí estes alentejanos que me querem matar :))))
    Beijinhos Azulinha e um resto de fds fresco 🌸
    Miss curvas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Curvas, a mim parece-me que passam ali a noite, pois a gaiola é alta, grande e tem pés de ferro. Só que os passarinhos são muitos, devem beber tudo assim que raia o dia. Onde é que já vai a água às 10 da manhã?
      Alentejo quando faz calor no país todo? O calor assassino, é a designação perfeita. Foge daí, mesmo às curvas :)
      Beijinhos, para ti também. Haja brisa... :)

      Eliminar
  4. Anónimo18/6/17

    Amanhã Azulinha, amanhã já regresso ao lar doce ar- condicionado :)) Mas tudo se faz pelos amigos e convívio, não há calor que impeça isso( o calor podia era ter escolhido o próximo fds)
    Beijinhos 🌸

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo, valente! :)
      Beijinhos, Miss

      Eliminar
  5. como em muitos momentos da nossa existência...a bondade de nos darem a beber, vida! ^.~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Água = vida :)
      Podemos não comer durante 7 ou 8 dias seguidos. Sem água, não passamos de 3...

      Eliminar