06/01/2021

And that awkward moment # 61

em que dás entrada numa biblioteca municipal, pedes para requisitar um livro e é toda uma aragem gelada que te envolve, não só porque o espaço é frio - empedrado e branco -, como também porque as funcionárias hão-de ter sido retiradas de um qualquer filme britânico de crime e mistério, e é sempre um pesadelinho cruzar aquele portão: porque respondem ao teu boa tarde com um suspiro em forma de peido-mestre, porque ficam soberanamente contrariadas com o facto de - imagine-se - requisitares um livro, porque os entraves são sempre tantos, que só te apetece desistir antes de entrares. Desta vez, saíram-me na rifa duas senhoras sem idade, uma gorducha de cabelo roxo e raiz branca, a outra directamente sacada de uma sacristia, a rata, esganada, ossos malares proeminentes, óculos de massa grossos, cabelo fino colado ao crânio, em nada me surpreenderia se sacasse de uma navalhinha enquanto se benzia e me dissesse: "Vou cortar os pulsos, só ainda não decidi se os meus ou os teus". 

Chegadas mais ou menos a acordo quanto ao livro e remota possibilidade de o transportar dali para fora - porque há que preencher uma ficha com o nome do requisitado, editora, nome da requisitante, contactos, apresentação do cartão de cidadã, e mais mil vénias e continências, diz-me a mulher de cera, com o cabelito colado à testa, a escorrer gordura: 

Não sei se conhece as novas regras aqui da biblioteca. 

Cá para mim: "Queres ver que ainda tenho que fazer o pino contra a parede e depois resolver um problema de Física Quântica?".

Não sei, não. 

O livro que a senhora requisitou está numa estante, dentro de uma sala considerada contaminada... 

[Atónita. Exangue.]

... porque tem pessoas.

"Ah, as pessoas humanas..."

"If there's something strange in your neigborhood | Who you're gonna call?"

Então, o livro vai ficar de quarentena durante três dias.

"Espera. Pára tudo. Morri e vim parar ao inferno. Esta é a Belzebona."

E daqui a três dias, a senhora recebe um mail, a dizer que já pode vir levantar o livro. 

"Todo descontaminado, todo expurgado, limpo, casto, oco."

Ah, muito obrigada, muito boa tarde.

Claro que não vou levantar o livro livre de contaminação. Livra!


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Esqueci-me da etiqueta "A minha vida dava um filme de David Lynch". Mesmo real. Esta minha capacidade para atrair chanfrados devia ser estudada :)

      Eliminar
    2. OMG :) :) Fartei-me de rir :) Beijinho para si e compre um detetor de chanfrados :)

      Eliminar
    3. Ao menos que os meus desaires sirvam para alguma coisa de útil :D
      Vende-se na wish?
      Beijinhos :)

      Eliminar