07/12/2018

Velhotinha

Foi operada pela segunda vez em menos de três meses, a minha Mia. Assim como uma mulher tem duas mamas, as gatas têm duas enfiadas de maminhas, e, para cada uma, é necessária uma cirurgia diferente. E, assim como não há duas gravidezes iguais, ainda que na mesma mulher, parece que também não há dois pós-operatórios semelhantes no mesmo animal. 
Ou será do abat-jour?
Foi quase uma imposição, em jeito de pedido, que não lhe pusessem o chapéu sem copa. Da outra vez, ela ia morrendo de stress - sob a forma de apatia - enquanto teve aquilo amarrado ao pescoço. Pensámos que era da anestesia, pensámos que eram dores, pensámos que era tudo junto, mas, afinal, era só o cone que a estava a angustiar/revoltar/contrariar. 
Veio para casa sem o plástico na cabeça, só com o seu vestidinho fashionerer. Embora chateada com a vida - olhos em alvo, não-me-toques, deslarga-me-pá -, tranquila, sem rosnanços nem miaus doloridos. Foi operada ontem de manhã, teve alta ao fim da tarde, e hoje já foi à areia e já petiscou gourmet. (Só quando lhe fazem maldades é que permitem comidas chiques, lá no vet. De resto, só aquela ração que cheira a escorbuto.)
A vet lembra-me constantemente que ela "é velhotinha". Não diz "velhinha", não diz "velhota", não diz "velha". É velhotinha.
Eu vejo-a sempre com três semanas, como da primeira vez que lhe peguei. Ainda assim, perguntei, só para confirmar aquilo cuja resposta me deixou mais ou menos na mesma: "Quanto tempo ainda a teremos?".
"Há gatas que duram seis meses, há outras que duram muitos anos."
Eu quero a segunda, se faz favor.


27 comentários:

  1. Animais, que fazem número na família, na hora de contar. Dói, vê-los sofrer, chora-se a perda.

    Boa recuperação para a velhotinha, e que dure ainda muuuuuuuuito tempo.

    Boas festas, LB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que o diga, noname. Fez anteontem três anos a minha maior perda animal. Nem me quero lembrar. Acredita que ainda tenho saudades da minha Mel.

      Obrigada, espero bem que sim. Daqui a um mês faz rx ao tórax, a ver se não tem metástases.

      Feliz Natal e um ano bom. Obrigada

      Eliminar
  2. Sempre que aqui venho lembro-me da Menina Gata.
    Espero que recupere e ainda dure muitos anos.
    O meu gato mais velho também já é um pouco velhotinho, já fez 12 anos. Até agora tem sido saudável, embora bastante stressado...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a escrever este post é a lembrar-me de ti, Ana. Exactamente por seres tão “presente” quando o assunto é Menina Gata, como a baptizaste :)
      Quem me dera que da outra vez tivesse sido assim como agora.
      Também a quero por cá muitos mais anos.
      Obrigada

      Eliminar
    2. Como certamente já notaste gosto muito de animais e de gatos em particular.
      Até já tinha pensado em amandar um email para saber da Menina Gata mas tive medo de ser chata.

      Eliminar
    3. Notei, claro, basta olhar para a tua foto de perfil :)
      Manda quando quiseres, Ana. Chata o quê? Isso nunca.

      Eliminar
    4. A foto é do meu velhotinho.

      Eliminar
    5. Tão bonito, ele. Também tive uma gatinha amarela, mas sem branco. Era de uma meiguice inesquecível.
      Notícias de Menina Gata, que eu sei que te preocupas :) - come, apesar de pouco, pelo que não perdeu tanto peso como da outra vez. Tirou o penso passadas 48 horas da cirurgia, e anda só com o vestidinho. Calhou aqui à "enfermeira de gatos" fazer a desinfecção da costura (que é absolutamente gigantesca, do pescoço ao pipi), sem dramas (nem meu nem dela, até porque o resto do povo, salvo honrosas excepções, é de desmaiar nestas ocasiões). Hoje volta à vet, vou "exigir" outro vestidinho, para poder ir lavando e revezando :)

      Eliminar
    6. Fico feliz por saber da Menina Gata. Ainda bem que está a recuperar.

      Eliminar
    7. Está sim, Ana. Obrigada.
      :)

      Eliminar
  3. ladykina7/12/18

    Poucas coisas continuam a tocar-me como os animais, amor antigo porém incólume, ao contrário de outras disposições bastante relativas e variáveis. Percebo que haja muito quem, infelizmente, não tenha capacidade monetária para tratar dos animais cuja guarda assumiu, e há quem muito sofra por isso, por não poder mesmo fazer face às despesas, mas já desentendo quando as pessoas podem mas não querem, porque de algum modo encaram esse dispêndio como mal empregue, afinal é só um animal, "tratá-lo ficava muito caro", dizem. Não julgo quem assim actua, são maneiras de ver e sentir. Então agora emocionei-me um bocadinho, pois naturalmente só não farás o que de todo não houver a fazer. As melhoras para ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, tenho pensado bastantes vezes nisso, Lady Kina: como é que é quando não pode ser? É que as duas cirurgias passaram o valor de um salário mínimo. Imagino que muito haverá quem não faça mais porque não pode de todo, o que cria disparidades no tratamento dos animais domésticos cuja origem é só essa, a do poder económico. Devia haver um SNS para os animais. Não é justo.
      Sim, só não farei por ela o que não estiver ao meu alcance. Vai fazer rx daqui a um mês, e terá certamente uma vida rodeada de cuidados e mimo até ao fim.
      Obrigada, muito

      Eliminar
    2. Ha seguros para os animais. Já não é mau.

      Eliminar
    3. Mas são mais uma fonte de despesas, e quem não pode o mais (tratamentos mais dispendiosos), não pode o menos... :/

      Eliminar
  4. Que linda a tua velhotinha, que recupere depressa. Vai correr bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Be, e é tão mansinha. No veterinário tinham na ficha “feroz” (já foi...), tiveram que editar e limpar essa classificação.
      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Muitos, beijinhos, ronrons e mimalhices para a velhotinha

    Parte-me o coração vê-los tristes. Eles são como bebés, não entendem.

    Xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que mais me custa, não poder explicar que o antibiótico, as idas ao veterinário, as mudanças de penso, são tudo “maldades” pelo bem.
      Obrigada, AEnima :)

      Eliminar
  6. Muitos miminhos e palavrinhas meigas para a velhotinha, e que ainda dure muito - com qualidade e em paz. São os nossos filhos-não-filhos, família, e dói horrores vê-los em sofrimento.
    (beijinhos para ti)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou transmitir, Izzie, podes crer.
      E mesmo: uma pessoa nem dorme tão bem, está sempre em ânsias quando mete a chave à porta, fica preocupada se a deixa sozinha, dá por si a dizer frases impensáveis, como se ela percebesse (“Anda cá, boneca, vamos tomar o remédio para ficares boa mais depressa.”). Mas é só amor, não tem outra explicação.
      (beijinhos para ti também :))

      Eliminar
  7. Ta' mais animadinha a velhotinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada dia mais, AEnima, obrigada :)
      Já só tem o fatinho, nada de penso. Hoje vai outra vez à veterinária. Só quero vê-la restabelecida de vez!

      Eliminar
    2. Fico feliz de saber :)

      Eliminar
    3. Espero que lhe dêem boas notícias.
      Festinhas à velhotinha

      Bom dia, LB

      Eliminar
    4. Também eu, noname. Mas acho que agora é esperar pela recuperação da operação, e as boas notícias que venham aquando do rx, daqui a um mês.
      Obrigada, um abracinho para si.

      Bom dia

      Eliminar
  8. Ta' mais animadinha a velhotinha?

    ResponderEliminar