05/12/2018

Hã? Explica lá essa matemática de m., que eu julgo que não entendi

Loja da Disney. Vou pagar algo como 12,50 euros, ainda lhes acrescento 2 por causa de uma embalagem especial de corrida, mas a verdade é que já entrei em conflito mental comigo mesma, porque são 11 da madrugada e já me sujeitei à tortura de ter entrado em três lojas, onde esperei horrores (Nespresso: 12 minutos, apesar de só ter uma pessoa à frente, mas é que eu sofro do síndrome de não estar grávida, não ir a empurrar um carrinho, não ir a locomover-me com recurso a material ortopédico, não ser idosa, e também do transtorno de apanhar sempre à minha frente aquela pessoa que tirou o dia para ficar na loja dos cafés a discutir o melhor método para fazer leite cremoso através do espumador; Calzedonia: A saga dos collants e eu, ai, por favor, tragam-me o Verão de volta!; Parfois: o tempo desesperante que o terminal de multibanco levou a perceber que era para funcionar tipo já), e queria era despachar-me dali. Então vai ela e diz-me assim para mim: 
- A conta da senhora soma quase 15 euros, que é a quantia necessária para usufruir da oferta de um destes peluches.
E mostra-me o Mickey e aquela namorada dele, a Minnie. Ao lado, uma placa a dizer 10,49 euros. [Mas alguém ainda cai nesta cena do preço psicológico?] Horríveis. De peluche, já disse?
Vamos supor que eu não estava interessada nos bonecos, mas, ainda assim, queria perceber se me davam um, por mais 50 cêntimos, nem que fosse para dar aos pobrezinhos, que eu sou este poço. 
- Mas então, se a minha conta atingir os 15 euros, levo um desses peluches sem pagar nada?
A parva riu-se.
- Não, não...
Parva.
- A senhora paga a sua conta e mais os 10,49 do preço dos peluches.
Olha, parece que o último a rir é o que ri melhor, lá diz o povaréu. Então, gargalhei, acho que de nervos. Conclusão: eu tinha que gastar x para atingir o patamar dos privilegiados que tinham acesso a poder gastar y, com vista a poder levar para casa aquele exclusivo dos dois monos ratos.
- Deve estar a gozar, mas que raio de oferta é essa? Ainda por cima, esses dois peluches são...
E completei com um gesto das duas mãos, dizendo adeus, que é como quem diz "vá lá para a genitália, se faz favor".

8 comentários:

  1. Portugal está cheio destas ofertas de marketing fabulosas. A começar nos descontos da worten e continente etc que sao exactamente ao mm preço mas põe um."antes" que é o dobro. Ja ninguém tem noção do absoluto, do valor das coisas, só pensam no relativo, o qie faz perder a noção do ridículo tb.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farto-me de ver as tentativas de pagar as ofertas: é na revista, que por mais x, levamos não sei o quê; é no Continente, que com os selos (a 20 euros cada um!), levamos os pyrexes; é na Nespresso, se comprarmos mil ou cinquenta mil cápsulas, dão-nos uma chávena. É por todo o lado, o jogo da almofada ortopédica para nos impingirem um timesharing, na semana 43 do ano. O pior é que há muito quem caia, e são essas as estatísticas com que eles contam.

      Eliminar
  2. Sim lamento informar que sim as pessoas caiem =) E o preço psicológico tem muito mais que se lhe diga do que so os "999" da vida =) Processo fascinante que eu que amo psicologia adoro =)

    De resto, a cantiga dos espertos é bonita, que privlegio, e provavelmente na china custaram 2 centimos a fazer o mickey e a minnie =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, põe-me nervosa, só a tentativa de me darem a volta ao miolo. Para chegar a este ponto de quase perfeição anti-chicos-espertos, tive que ser enganada muitas vezes. Mas recuperei e hoje é muito raro alguém conseguir isso.

      Ao menos que as "ofertas" pagas valham a pena... :)

      Eliminar
    2. Por acaso lembro-me de ler um ensaio clinico em que os 2 grupos receberam exactamente a mesma aspirina para as dores de cabeca, mas a um grupo disseram que cada comprimido custava 2.5 dolares e a outro grupo disseram que custava 20c. Adivinha qual foi o grupo de estudo cuja aspirina funcionou melhor??

      (O da aspirina "cara" claro. True story.)

      Eliminar
    3. E às tantas um e outro eram placebo... (que também funciona, vá-se lá perceber o cérebro humano)

      Eliminar
  3. Ainda esta semana na Claires, aquela loja cheia de tralhas brilhantes que as miúdas adoram, comprei um diário para a minha filha e referi que era para oferta. A menina da loja perguntou qual dos sacos eu preferia, eu escolhi um e quando vou para pagar descubro que o saco "só" custava 4,99€!
    É claro que a prenda veio na mão e a menina ainda levou uma descasca por tentar enganar um cliente!
    Nestas alturas todo o cuidado é pouco, mas infelizmente há quem caia, ou por vergonha tem receio de voltar atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que grandessíssima lata a da funcionária da loja! Então, mesmo sem avisar que a embalagem era paga?
      A sério, fico doida com essas tentativas de chico-espertice. E mais, acho que há muito quem caia, não porque seja estúpido ou distraído, mas porque se envergonha. Só o mau modo com que as meninas ficam quando o propósito não resulta, dá para perceber que estão treinadas em artes que passam pela inferiorização.

      Eliminar