14/10/2018

Sou a >

ou então, a mais ínfima, tudo depende da perspectiva e da lupa que se use. 
Estou farta de chumbar. Chumbar não é agradável, não nos traz aquela cena de aprender a lidar com as frustrações, só faz de nós um chumbado chato, frustrado e inenaturável.
Fartei-me de chumbar na faculdade, nos exames orais, porque me enervava, ficava branca, e depois a branca toldava-me o raciocínio, ou lá que raio. Chumbei no primeiro exame de condução, porque deixei o motor desligar-se mais que três vezes (acho que foram cinco só numa manobra). E também já chumbei na admissão à dádiva de sangue tantas vezes que, se me tirassem no mesmo dia o sangue todo que me recusaram, eu vampirizava no próprio acto. Ora me falha a hemoglobina, ora me atraiçoa a tensão arterial. 
Fui dá-lo. A hemoglobina excelente, só faltava a tensão estar normal (como se isso fosse possível desde que nasceram os meus filhos). Diz-me a enfermeira que com esta tensão, não pode dar sangue hoje, e o meu mundo ruiu. Ó pá, que eu sou logo assim, a drama queen chora por dentro e vá que não por fora. Então, fui acometida de uma epifania e roguei por aquela que era a minha última oportunidade: Posso ir fazer chichi? A enfermeira de olhos escancarados, Mas está aflita? (Tipo, esta doida vai interromper a consulta para ir urinar-se?), eu que não, que nem me apetecia, mas que esse é O truque para fazer baixar a tensão rapidamente. 
Resultou, e pude dar sangue. E ainda ensinei um truque clínico a uma profissional de saúde.
Recapitulando,  posso não ser a maior, mas sou grande. Posso não ser gigante, mas sou enorme.


6 comentários:

  1. Ohhhhh....verdade? Ohhhhhh...outra vez :0
    (vou experimentar. Detesto ter a tensão alta, pá!)
    E olha, concordo plenamente com a dimensão que te atribuis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdadinha! :)
      Sobretudo se for de manhã, em que temos aqueles ácidos acumulados na urina (explicação desta enfermeira, depois de constatar). Não devemos manter a bexiga cheia durante muito tempo, ao longo do dia. Eu faço isso porque sou preguiçosa e detesto casas-de-banho públicas.
      Mas não descobri nada disto sozinha, foi outra enfermeira que me ensinou :)
      (Também eu detesto, tenho a sensação de trazer comigo uma bomba-relógio. E estou medicada, olha se não...)
      Ohhhhh, agora eu :*

      Eliminar
  2. Nunca chumbei na faculdade nem em nada... mas eu nao posso dar sangue. Nos varios países em que vivi, Portugal incluído, nao posso pq vivi mais de 6 meses no UK no período das vacas loucas. Chumbava logo no questionário inicial. Nem aquando do 9/11 nos USA (vivia lá na altura do atentado) me deixaram .

    Mal pus um pé no UK fui dar sangue e medula. Afinal todos são vacas e bois loucos. Chumbei de novo. Diagnosticaram-me uma anemia cronica... parece que nem sangue para mim tenho, muito menos para os outros, e tenho que tomar ferro quase metade do ano

    Bummer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, mas se estás a par das condições para dar sangue, e se já tentaste, é porque te interessas e já pensaste a sério no assunto. E sim, o RU está fora.
      Também estou na base de dados para doar medula óssea, há uns 15 anos, mas nunca me chamaram...

      Eliminar
    2. Acho Que depois dos 40 já nao podemos doar medula. Se calhar depende do biobank. O que faço agora é incentivar os mais novos a inscrever-se. Acho que devia ser um dever cívico. Como votar e assim.

      Eliminar
    3. Depois dos 45, sim. Mas não me parece que, se encontrarem compatibilidade de 98 ou 99 % entre duas pessoas, recusem o dador por ele ter 48 ou 49 anos.
      Também acho. Nem percebo que haja isenção de taxas moderadoras ou quaisquer tipo de direitos para os dadores de sangue e não haja para os possíveis dadores de medula. Infelizmente, também vivemos num mundo em que as pessoas só se tornam dadores do que quer que seja se tiverem uma benesse em troca. (Eu vou pelo lanchinho! :)) (Brincadeira, claro.)

      Eliminar