03/05/2018

Fobia chique

A dias de enfrentar a minha maior fobia, concluo, simpaticamente, que, para além de aquela ser a maior, é também a única. E retiro esta conclusão exactamente do facto de me ter dado ao trabalho de estudar, se não todas, pelo menos a grande maioria das fobias conhecidas, reconhecidas e tipificadas na Wikiseca. Se eu — valente — destemo aranhas, ratos, baratas, e assim animais em geral, tidos e estabelecidos como assustadores [por exemplo, não tenho medo de leões, pois que não convivo habitualmente com eles], está visto que também não me aquecem nem arrefecem grande parte dos indutores que a lista da Wiki apresenta.
Destaque para:
- Ablutofobia: medo de tomar banho, fobia da qual sofre uma considerável percentagem dos passageiros dos transportes públicos; 
- Anatidaefobia: medo de ser observado por patos. (Não metas mais tabaco nisso, não); 
- Estruminofobia: medo de morrer defecando. (É pores a fralda); 
- Hexacosioihexecontahexafobia: medo do número 666. (Olha, eu só não tenho essa, que também me parece muito realista, mas apenas porque nem saberia dizer o nome dela); 
- Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: medo de palavras grandes. (Esta, tenho um bocadinho, sobretudo se estiverem mal escritas). 
Oh, pá, pronto, e depois vai por ali abaixo, numa lista interminável de disparates e caraminholas que não cabem na cabeça de ninguém, quanto mais de pessoas. 
Pronto, reconheço que existe uma boa parte da lista que torna impossível a autoavaliação, dado que não estreito com as situações que podem provocar a fobia em causa. Mas com a maior parte da lista, posso viver descansada, já que não me toca. 
No entanto, e talvez por isso mesmo, sinto que a minha fobia é uma fobia chique, pois só pode ter medo de andar de avião quem, efectivamente, anda de avião. E isso é chique. Chiu.
Vá lá a ver se eu tenho medo de andar de riquexó, ou de nadar no Ganges, no meio das latas. Nada. Tudo em phyno.

4 comentários:

  1. Ahahah assim a minha aracnofobia não parece assim tão mau ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até a minha, me parece demasiado vulgar, diante daquelas outras :D

      Eliminar
  2. tendo em conta que se pode morrer defecando, ter medo até é uma espécie de alerta de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há-de ser diferente morrer defecando de morrer por defecar, de ainda morrer e defecar. Sinceramente, prefiro a minha fobia, que espero que não tenha nada de alerta de segurança :)

      Eliminar