07/04/2017

Objectivo biquíni - Dias 3, 4 e 5 et ad infinitum et magis ultra

Pus-me nos cascos, meti-me nas tamanquinhas e desatei a andar, como naqueles milagres. (Foi o meu milagre de Natal, só que atrasado. Ou antecipado, huquéres?)
Não gosto de correr — não sei se já disse mais de mil e seiscentas vezes —, e gosto de comer. Entendo que preciso de me mexer, o ginásio preenche-me cada vez menos (e chateia-me ir lá todos os dias), os dias estão belíssimos, toca mas é para a rua, dia sim, dia não. Nos nãos, lá vou malhar como um Comando. O meu plano de treino é para brutos, mas eu também nunca disse que sou meiga.

É isto tudo x 2, fora a elíptica e o remo.
É a doer, e para doer.
Dói-me tudo.

Também não gosto de andar. Levar uma hora e meia para fazer cinco quilómetros é um desespero para uma impaciente como eu. Estou a ponderar alternar corrida com marcha. Não gosto de nenhuma, mas, desta forma, avio as duas mais depressa e não se fala mais nisso. 

Estou a beber o dobro ou o triplo da água que bebia antes, o que, para mim, significa entrar em pré-afogamento e por pouco não chamar o nadador-salvador (num registo spé-tia, Salvadoooor!). Por outro lado, tripliquei também, não o saldo da minha tia em Marrocos, mas a quantidade de vezes que vou à casa-de-banho por dia. Estou sempre aflitinha. Apertadinha, sabem? Isto assim não pode continuar — literalmente: ontem só parei a caminhada porque já não aguentava mais do esfíncter, embora as pernas ainda dessem para mais uns largos quilómetros metros. Tenho que passar a ir de fralda, como o Donald (aquele pato, não esse que tem a fralda na tola), ou então algalio-me. Não me admiro que os maratonistas façam pernas abaixo, porque eu, por um décimo do percurso e a andar, apetece-me fazer o mesmo. 
(Tenho um Caminho para fazer este ano, se estou neste preparo ao fim de cinco quilómetros, serão dezasseis idas à casa-de-banho/árvores/atrás de uma moita/tacho/tupperware/copo de bebida vazio?)
Bom, não interessa. 
Interessa que eu ainda não:
1. Subi à balança — sei perfeitamente que Roma e Pavia não se fizeram num dia, quanto mais um monumento;
2. Comi uma única amêndoa — afasta de mim esse cálice, pai, senão eu é para a desgraça e emborracho-me;
3. Desisti quando todas as minhas vozes me gritam Não aguento mais! — há um sargento dentro de mim [not literally, hey] que me grita ainda mais alto Maricas! 
4. Parei quando vem aquela tontura do esforço vais-morrer!
5. Morri — acho.


6 comentários:

  1. Uma hora e meia para fazer 5 kms??? Eu faço 15 kms por dia...e não ando 4 horas e meia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer dizer, atirei um número ao ar. A hora e meia é certo, os km foi o que me pareceu.
      Não sei como medir, o meu telemóvel frita-se todo quando tento instalar-lhe aplicações.

      Eliminar
  2. Anónimo8/4/17

    Estou na mesma luta. Tenho tentado caminhar porque corrida também não é para mim. Se me apetecer ando 30min. de bike em casa mas o meu problema é tentar manter essa rotina de caminhar sem desculpas. Não sinto que esteja "gorda" mas sim pesada com o corpo ou digamos "enferrujada" :) e não gosto, obviamente.
    Em relação à alimentação vou controlando. Já agora, tu que és magrinha, dá-me um exemplo da tua alimentação/refeições. Pode ser?
    Eu sei que a genética também assume a sua função mas o pedido exemplo é no sentido de mentalizar que é urgente mudar, alimentação equilibrada e mexer, mexer...
    Quanto a beber água, no início custou mas agora consigo beber até 2L ou mais/dia e não me custa. O corpo habitua-se e vai pedindo.
    Comigo funciona andar sempre com a garrafinha atrás de mim. :)
    Vamos muitas vezes ao WC, é certo. Uma chatice, na verdade, mas pensando bem ainda bem. É sinal que o corpo está a limpar toxinas, desintoxicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me sinto gorda-gorda. Acontece que me desleixei nos últimos dois meses, praticamente só ia às aulas de dança, e sinto-me a badalar muito. Hoje experimentei correr aos poucos durante a marcha, sem obrigações nem metas, e foi tudo ok.
      A genética é fundamental, e não haverá muito a fazer para a contrariar se a pessoa for sedentária. Mas, se for determinada e teimosa, entra em esquemas alimentares e ritmos dos quais já dificilmente sairá, como tu com a água. Quanto a isso, tenho como objectivo chegar aos 1,5 L diários, mais do que isso tenho medo. (Ainda a falar de cor, mas o que sei do excesso de hidratação também não é bom para a saúde.) E também trago sempre a minha garrafinha :)
      Não sou magrinha, isso já lá vai... :)
      1,68 m x 61 kg não é de gente magra :)
      Evitar doces, massas, arroz, batatas, fritos, pão, açúcar, refrigerantes, e abusar nos legumes, fruta, iogurtes magros, leite também só magro, enfim, esta receita, não o sendo, é aquela que toda a gente conhece.
      :)

      Eliminar
    2. Anónimo8/4/17

      Tal e qual. Nos últimos meses também me desleixei um pouco e senti, claro, mas vou fazer por retomar novamente ao equílibrio.
      Não tenhas medo da água Linda, podes confiar. A não ser que tenhas alguma problema de saúde que não permita, podes beber até 5l/6L de água diariamente. Tudo o que passa dessa quantidade, aí sim pode ser perigoso.
      É óbvio que não vamos beber essa quantidade, mas se conseguires bebe 2L ou vai aumentando, sem pressa e vais sentir diferenças.
      Se consegues beber 1.5L diários (que já é muito bom), pensa que para chegar aos 2L são apenas mais 500ml.
      No que concerne ao deixar refris e optar por melhores produtos, sim é essa a minha base.
      Gosto muito de doces e massas e por vezes cometo excessos ou "pecados".
      Foco e determinação! :)
      Obrigada pela tua resposta. Beijinho

      P.S.: Tu estás muito bem, pelo menos assim me parece. Analisando a medida e peso, estás em equílibrio. :)

      Eliminar
    3. Não, felizmente não tenho nenhum problema de saúde que me impeça de beber muita água, antes pelo contrário: a tendência para fazer retenção de líquidos é tanta, que beber água é precisamente o que devo fazer. Drenar por dentro, só as massagens de drenagem não chegam...
      Eu também adoro doces, e salgados, e também massas, e tudo, na verdade. Acho que a única coisa que não gosto mesmo são iscas, mas nem a isso diria que não se estivesse com fome. De qualquer modo, uma vez por outra um docinho não virá daí mal ao mundo. Importa é não perder o tal foco de que falas :)
      Ora essa :)
      Beijinhos

      PS: Só não me posso queixar, o que não significa que esteja 100% contente :)

      Eliminar