24/04/2017

Lapsus linguae

Entramos juntas na loja onde tudo cheira tão bem que devia ser obrigatório. Estamos animadas e felizes por estarmos juntas, é domingo, dia de mais uma partida que eu quero adiar por me partir sempre um pouco a mim, daquele tanto de mim. Queremos uma vela aromática que transforme o quarto dela, lá longe, num espaço que, não podendo ser bonito, ao menos que seja cheiroso. Começo a juntar cremes no cesto, o do corpo, o da cara, o específico dos olhos, e o nosso entusiasmo contagia-se à funcionária, que começa a oferecer-nos amostras de cremes de mãos, de cremes anti-rugas, de cremes, enfim. Espalho ainda um deles, disponível no tester, pelos braços acima. Ela está esquecida da vida e quer também pôr nos dela. Lembro-a de que tem alergia a perfumes, mas o ânimo não lhe esmorece e faz aos braços o mesmo que me viu fazer aos meus. Mostra as manchas de pele seca nas articulações à senhora, e eu explico: "Tem pele atópica". Recebo então a resposta pronta e rápida de quem já viu muito, mas não tudo-tudo:
- Isso não é só pele atópica. Isso é também equizema.
Mas eu estou feliz, perfumada e contente com a quantidade de amostras que levo no saco. E não me apetece explicar que equizema não existe, e que a expressão pele atópica, já por si, significa a existência de um eczema (eczema atópico).
Não é verdade, este último parágrafo: não foi por não me ter apetecido que não corrigi a senhora. Foi porque ela era um poço de simpatia e não merecia. Nunca o faria, efectivamente. Afectivamente.


8 comentários:

  1. Anónimo24/4/17

    Oh...E o teu dia de ontem foi quase igual ao meu de hoje :) A minha vai só amanhã. Mais uma voltinha neste carrocel.
    Beijinhos Azulinha
    Miss curvas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa sempre, não há vez nenhuma que seja mais fácil. Mas tinha aulas hoje... :)
      Beijinhos, Miss Curvas. Aproveita-a bem :)

      Eliminar
  2. Anónimo25/4/17

    Será que o nome da Loja cheirosa começa por R? ou será por P? :)
    Pele atópica/eczema sei muito bem o que significa, infelizmente no meu caso é amiga fiel há vários anos. É mais sério que certas pessoas julgam. Se há coisas piores? Inúmeras. Contudo, determinadas pessoas afirmam que Eczema é apenas pele seca e não, nem sempre, enfim...
    As melhoras para a tua menina e sim, cuidado com produtos perfumados/irritantes.
    Em relação à funcionária de loja, cheira-me a sotaque Brasiuuu. Acertei? :) Mas a intenção dela foi boa e não mereceu correcção, tens razão. Afectivamente compreendo a tua posição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais para o R :)
      Os meus quatro têm todos pele atópica (não sei em que raio de ingrediente não só me enganei, como também persisti :)), uns com maior, outros com menor gravidade. Agrava-se bastante em alturas de maior stress, e é o caso. Depois, são adolescentes, cuidam muito de umas coisas e nada de outras...
      Obrigada :)
      Ela costuma ser bastante cautelosa, mas desta vez inebriou-se pelos cheiros e é claro que já ficou com os braços todos vermelhos.
      Sotaque de cá, mesmo. Mas de uma simpatia contagiosa, seria uma pedrada sem razão estar a corrigir-lhe o português.

      Eliminar
    2. Anónimo25/4/17

      Também não sei em que raio de ingrediente os meus pais falharam, mas sei que a minha avó tinha asma/rinite logo alguém na família é "culpado". :)
      Emolientes e cremes sem perfume sempre indicados para o tipo de pele ou problema em questão, a ideia é hidratar, hidratar, hidratar...
      Stress, humidade, alimentação, perfumes vários, etc., muito influencia quem sofre de eczema.

      Compreendo a tua menina, acredita, contudo produtos perfumados é preferível em alturas em que o eczema vai estando controlado, aí dá para brincar um bocadinho com os aromas! :)

      Eliminar
    3. Há sempre um culpado pelas nossas mazelas, e parece que nenhum pelas nossas partes melhores :)
      É isso mesmo que os alergologistas dizem: hidratar, hidratar, hidratar... às vezes, até com cápsulas de óleo, que se tomam como comprimidos.

      Ainda por cima, ela está a viver num sítio húmido e onde as casas têm uma construção que valham-me os santinhos todos.
      Ela usa champôs perfumados, e também perfuma o cabelo, que é comprido :)

      Eliminar
  3. Anónimo25/4/17

    Já usei esse tipo de cápsulas recomendadas pelo dermatologista. Champôs perfumados idem porque a dermatite não afecta o meu couro cabeludo, todavia, tenho muito cuidado com o que coloco na pele. Banhos com água muito quente também devemos evitar.
    Desculpa, se foquei demasiado neste tema e acabei por fugir ao tema central do post mas sei como o eczema pode ser verdadeiramente aborrecido, daí se conseguir ajudar quem sofre do mesmo, fico feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não há porquê pedires desculpa. Todo o conhecimento, ainda por cima sob a forma de ajuda, é bem vindo :)
      Mesmo os champôs perfumados, creio que não se deve abusar, porque a pele é toda a mesma, e tratar eczema no couro cabeludo é ainda mais difícil do que no resto do corpo. Perfumar os fios de cabelo é praticamente inóquo, há brisas em spray muito boas :)

      Eliminar