07/03/2017

Parir é dor, criar é amor;

A César o que é de César

- Ditados # 19 e # 20

Estava ontem a passear pela blogobola, passei por um blog que também sigo (mas não persigo, como a nenhum) e mergulhei de cabeça — salvo seja — [não abram o link se não estiverem preparados, meus maricas] nestas fotografias tiradas em pré, durante, e imediatamente pós parto.
E insurgi-me.
Vêem-se mulheres a dar à luz dentro de água, no carro, nas escadas, de gatas, de cócoras, a fazer o arado e o pino [isto já não, mas eu tinha que exagerar], vêem-se as cabeças das crianças a saírem dos sítios mais incríveis de suas mães [tipo esse], vêem-se pais com a mão na barriga, a mão nas costas, a mão por todos os lados (ele há homens com várias mãos), vêem-se crianças pequenas a assistir ao parto (o que é uma péssima ideia, principalmente se der merda), vêem-se outras mulheres, manifestamente não parteiras, a colaborar no evento (a curiosa, a mãe da mãe, a companheira da mãe). São 59 fotografias, mais ou menos bem conseguidas, mais ou menos comoventes, mais ou menos mais-ou-menos e também mais e menos. De todas, apenas uma é uma fotografia de um parto por cesariana. 
Desculpem. Eu só queria perceber se o nascimento por cesariana não é um nascimento digno de registo e depois destaque. Se é preciso sofrer, respirar, hiperventilar e a seguir parir para se dar o processo completo de se pôr uma pessoa no mundo. Eu pus quatro, todas por cesariana. (Por isso é que não pus cinco ou seis, e não se tratou nunca de uma questão religiosa ou financeira, mas apenas um assunto de amor.) Não tive direito a contracções, a dores pré, a corpo suado, a cabelo empapado. Não houve pai na sala de cirurgia, por opção dele, mas também fui bem compensada por uma enorme equipa. (Nós, cesariadas, temos direito a quatro médicos — cirurgião, segundo cirurgião, anestesista e neonatologista — e duas enfermeiras — parteira e pediátrica. É muita gente.) Mas tive direito às mesmas (ou melhores) dores logo a seguir. E, sobretudo, tive aquele mesmo momento mágico, em que o relógio efectivamente pára, e todos os presentes fazem um silêncio berçal, até que alguém pergunta as horas, para registar. Tive direito à pele com pele, ao cheiro animal, às lágrimas roucas, aos risos de alívio e amor eterno.
Quatro pessoas. Respect, hã?



18 comentários:

  1. Anónimo7/3/17

    A Linda tem 4 filhos? Respect mesmo... :-)
    AL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quatro, em menos de 6 anos :)

      Eliminar
    2. Anónimo7/3/17

      E não há gémeos? Quantos meninos? Agora fiquei curiosa :-)

      Eliminar
    3. Nem um par :)
      3 meninas + 1 rapaz :)

      Eliminar
    4. Anónimo7/3/17

      O rapaz deve ser o querido das manas, devem fazer-lhe as vontades todas :)
      Quatro filhos... deve ser uma alegria, mas uma canseira. E despesa! :)

      Eliminar
    5. Nem tanto, porque são só 19 meses de diferença para a terceira :)
      Mas dão-se todos lindamente.
      Quatro vezes mais beijinhos, quatro vezes mais sustos. A despesa é astronómica, ninguém imagina :)

      Eliminar
    6. Anónimo7/3/17

      Mas deve valer tanto a pena.... eu ainda não tenho filhos,e só de imaginar ter 4 fiquei assustada :-D
      Se um filho é uma benção, quatro então ... parabéns!

      Eliminar
    7. É tão bom :)
      Se começasse tudo do início, tinha todos outra vez.
      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tudo cesárias. Não me falem em parir na dor... :)

      Eliminar
  3. Vi todas as fotos e adorei todas elas.
    Até me emocionei um pouco, devo dizer.
    Porém, a #33 parece-me ser também de cesariana, ora vai lá ver.


    (e nunca aches que as dores pós cesariana se comparam sequer às dores de um parto vaginal canão es capaz de apanhar uma lambada minha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, houve outra que me deixou na dúvida. A dos 17 anos de espera, não é?

      (eu quero a lambada! Pois que não são muito mais fortes?)

      Eliminar
  4. Estive a ver a maioria das fotos.
    As Mães são mesmo umas grandes heroínas.
    Não gostei daquela com um cão ( cabeça do cão maior que o bebé ...) e das placentas (muito feias ). Quase todas com parteiras ,acho eu. Grandes riscos .
    Pobres Mães ...mais fortes que nós.
    Os meus 2 filhos tb nasceram por cesária.Embora convidado a assistir ...recusado !
    Parabéns a todas as Mães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São parteiras especializadíssimas, as chamadas doulas. Não dão para todos os partos, muito em particular para aqueles que acabam numa sala de cirurgia. Naqueles casos de parto em casa, com banheira e mais não sei o quê, essa sala está demasiado longe para a urgência que pode acontecer.

      Eliminar
  5. Passei por três partos e todos eles exclusivos assim como cada uma das minhas crias: únicas. :)
    A sério, o primeiro foi parto normal e o que correu melhor (o parto propriamente dito e a recuperação). O segundo foi violento. Jurei que não queria nunca mais ter filhos. Foi o chamado parto normal a fórceps. O terceiro e último -- que a lista já vai longa :) -- uma cesariana com epidural. Mas gritei tanto, uma vergonha eu :), que tiveram que me pôr a dormir. Quando acordei, já estava.

    Beijos a quadruplicar para tanta mulher linda, Linda. :)
    Dia feliz.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas cesárias foram todas marcadas com alguma antecedência. Nenhuma foi traumática, fora a primeira pela teimosia do médico em fazer com anestesia geral. Portei-me sempre lindamente, eu :) Até gargalhadas houve na sala de cirurgia, pois que não me calei durante o(s) processo(s). Quanto à recuperação, acho que ia sendo mais e mais dolorosa, à medida que ia somando cesarianas.

      Beijos para ti e criação, Té. E um dia bonito, também :)

      Eliminar
  6. Não tinha a mínima ideia que eras mãe! Normalmente quem é mãe só sabem falar dos filhos em toda e qualquer ocasião e de ti, nunca me recordo! És a minha heroína! Afinal há vida e temas de conversa para além dos filhos!!
    Por acaso também já tinha visto isto no Bored Panda e acho que são fotografias para guardar na intimidade e não para mostrar ao mundo mas pronto, há sempre as maluquinhas que acham que tudo o que tem a ver com a maternidade tem de se escarrapachar ao mundo... adiante!

    Olha, se um dia eu fosse mãe eu queria que fosse por cesariana, dê lá por onde desse! Bem que me podiam considerar menos mulher, menos mãe isto ou aquilo! Ninguém é obrigado a passar por uma cena tão dolorosa como o parto, se bem que o pós operatório da cesariana não é nada fácil!

    Digo isto só tenho a dizer que me faz muita confusão uma vagina ficar toda escancarada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas falo, e bastantes vezes. Tenho até uma etiqueta "crias". Só não entupo ninguém, nem os exponho.
      E eu queria ter feito partos normais. A recuperação das cesarianas é mais demorada e muito mais dolorosa. Além do que podia ter tido mais filhos.
      Quanto a isso, enfim, não me faz essa confusão, mas eu sou muito mais madura do que tu, baby :P

      Eliminar