09/07/2016

Isto, a continuar assim, conquisto um altar só para mim

Ainda acabo santinha. 
Fui atestar.
É um bocado mentira, mas não me apeteceu escrever pôr gasolina; meter gasolina; colocar gasolina — a pessoa deve ser pobre, nunca atesta. Boi, por seu lado, bebe gasosa como um viciado. Qualquer dia inscrevo-o nos AA.
Quando voltava do pré-pagamento, encontrei uma carteira no chão, ao lado de meu animal. Peguei-lhe com todo o cuidado, não fora dar-se o caso de conter uma bomba — uma bomba na bomba, bumba na bombástica — e até deflagrar. Abri-a, e, fazendo uma pequena prece de entrega do corpo (a alma não entrego, que isso nunca se sabe), espreitei só com um olho lá para dentro, tipo o cão da arma.
E vi dinheiro.
O susto foi tanto, que fechei logo aquilo, correndo mesmo o risco de entalar o globo. Pareceu-me ver uma nota de quinhentos. (Mesmo à pobre.)
Dirigi-me ao balcão e disse assim:
- Encontrei uma carteira com dinheiro.
E a pessoa de lá esbugalhou os olhos dela. Mas eu, já habituada a estas lides, pedi-lhe um papelinho, escrevi o meu nome e telemóvel e disse que entregava à pessoa que me fizesse a melhor descrição da carteira. Acho que ela achou que eu era parva. Eu também me senti um nico.
Depois, pela estrada fora, roeu-me o diabo, abri a carteira que não era uma bomba, e vi uma mísera nota de 10, uma de 5 e umas moedas. Dezanove euros e um escudo. É verdade: um escudo. Se era a moeda da sorte de alguém, já fostes
Não, desculpem — eu ajudo: o que há de encantador em mim, é o momento em que acho que estão 500 euros dentro daquela carteira e, ainda assim, vou deixar os meus dados para que o dono a encontre.
Amo-me.
Chiu.

10 comentários:

  1. Fizeste-me lembrar um colega do liceu .
    Íamos em grupo ... e ele encontrava sempre qualquer coisa.
    Há uns anos fui eu !!! Em plena estrada, a caminho dsa Ericeira ,vi uma carteira com notas a esvoaçar ( daquelas com mola/arame mo meio para suster o guito ).
    Impossível devolver .
    Ainda era algum dinheiro ( não muito ) . Fiquei super contente !!!
    Sabor a pato !!!


    ResponderEliminar
  2. Linda,
    Faz lá essa mesinha !!!!
    Tão fundamental, como o oxigénio !!!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou caladinha, porque até com isso tenho superstição. Prognósticos...
      :)

      Eliminar
    2. mesinha ?
      mezinha !

      Eliminar
    3. Eu reparei. Mas vês como sou correcta com os meus comentadores? Nem ai.

      Eliminar
  3. Outro dia, no espaço de 10 minutos encontrei uma carteira e um telemóvel. Devolvi ambos aos respectivos donos. O sorriso... priceless!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois altares para ti, Be :)
      Esse dei-o eu, aqui há uns 2 anos, a um rapaz que me apanhou uma nota de 10 do chão, que eu larguei da mão sem reparar, acabadinha de levantar do MB. Era estrangeiro, mas o sorriso é universal.

      Eliminar
  4. Sem documentos, sem nada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada. É um porta-moedas pequenino, com duas notas dobradas e algumas moedas. Também tem um gancho de cabelo. Coitada... :/

      Eliminar