11/06/2014

Mantendo a tradição

ontem fui comer sardinhas. É uma espécie de sushi, mas grelhado. Não percebo por que é que se diz "sardinhas assadas" quando, na verdade, elas são grelhadas. Nas brasas, na grelha, grelhadas. Se fossem assadas, era no forno. Ou com os rabos a doer, precisando de camadas de Halibut. Esta foi muito à frente, nem todos conseguem acompanhar o meu raciocínio.

A cena à mesa começou com os caracóis. Mal a travessa pousou na mesa, ponho-me com rodriguinhos: "Caracóis, passo. Não gosto".

Saco de um caracol e digo: "Eu gosto, mas..."

"Decide-te, mulher!"

Ali os pauzinhos de fora, coitadinho, naquela agonia de quem morre numa panela de água a ferver, bom, de morto já não passava, meti-o na boca e lembrei-me do quanto gosto daquilo. Mete-me nojo, mas gosto tanto que marcharam mais umas dezenas, coitadinhos, todos de pauzinhos ao sol, triturados pelos meus impiedosos dentes, argh.

Pergunta o rapaz que nos serviu (quatro adultos e dois petits que iam comer febras): "Quantas sardinhas?". Responde o coro (todos menos eu): "Uma dúzia chega para os quatro". Respondo eu, sincera: "Dúzia e meia que, só eu, avio nove". O rapaz, um tudo-nada descrente, pergunta: "E batata?". "Isso não traga, senão não me cabem cá as sardinhas. Traga salada, para empurrar". Aviei as minhas nove, grandes e gordas, a travessa da salada (os outros nem lhe tocaram, desconfio que estavam enojados de me verem cumprir uma mera tradição) e ainda fui às farturas, que se é para cagar a dieta, ao menos que se cague em grande estilo.

E ainda tive que ouvir: "Não gostavas de caracóis, mas aviaste uma travessa"; "Para a próxima, mandamos vir uma travessa de sardinhas só para ti"; "Tu não comes sardinhas, tu comes cardumes"; "Se conseguires chegar à dúzia, podias reservar isso para a passagem de ano. Uma badalada, uma sardinha".

Eh pá, uma pessoa está no estricto cumprimento de uma tradição! Isto é praticamente um dever cívico... 

Lá a ver se alguém se preocupou com o chilique do Aníbal António. Isso já não, não é? Muito portugueses para umas coisas e depois nada para outras.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Também eu! :)
      E pimentos e pepino e verdes, verdes, verdes (só passo a cebola por causa do hálito que fica)!
      Faço este shot anual de sardinhas e depois fico o resto da época sem as poder ver...

      Eliminar