02/09/2015

Meu querido boi

Foi para o estaleiro, o meu boi, como já vem sendo costume com demasiada frequência nos últimos meses. Pode estar a gritar-me "Estou velho, pá!", e eu não o ouço, para não ter que lhe gritar de volta "Também eu, pá!".
Foi a arranjar os riscos que o vizinho lhe fez, daquela vez. 
Estou a pensar seriamente em iniciar um modus vivendi inovador, que seja por conta dos meus vizinhos, uma vez que o risco já foi corrido, concretizado na chapa do meu boi. Esta semana recebi mais um caixote de hortícolas do Horácio, e este arranjo paga o Paulo, que foi quem provocou o desarranjo bovino. É desencantar um vizinho encantado, que seja gasolineiro, e tenho a minha auto-subsistência heteronimamente garantida.
Mas vamos a factos: ando há três dias com um carro de substituição, e isso é dramático. 
Deixar de ter via verde, por exemplo, é perder automatismos vários, como, por exemplo, o da entrada em parques de estacionamento. Ontem desci a rampa de entrada num, lembrei-me que tinha que tirar bilhete, mas não sabia abrir o vidro, para deitar a manita de fora. Não encontrava botão, alavanca, manivela ou corda de saltar na porta do condutor, e não me lembrei de ir procurar ao tejadilho nem ao pé dos pedais. Preparava-me para abrir a porta e sacá-lo exactamente como faria se fosse montada num carro de bois, quando alguém que não eu me disse que o vidro abria no botonete junto ao travão de mão. Olha que grande porra de bom jeito que aquilo faz ali, naquele sítio. 
Hoje precisei de passar uma portagem, por duas vezes. À ida, tranquilo, apanhei uma portageira simpática que, basicamente, fez o serviço todo. No regresso, apanhei a caixa automática, que me gritou, a mal educada. Fiz tudo bem, e ela gritou comigo na mesma. 
PAGAMENTO EFECTUADO.
AGUARDE PELO COMPROVATIVO DO SEU PAGAMENTO.
NÃO FALE AO TELEMÓVEL DURANTE A CONDUÇÃO.
[E eu ali, de gesso, à espera que ela — é claro que era uma ela — se calasse e abrisse a cancelinha.]
PODE SEGUIR VIAGEM.
BOA VIAGEM E BOAS FÉRIAS.
Isto tudo aos gritos. Arranquei de vidro ainda aberto, quase jurando que a deixei a gritar-me mais ordens.
PÕE O CHAPÉU.
NÃO FUMES.
NÃO BEBAS.
VAI TOMAR BANHO.
TEM CUIDADO A ATRAVESSAR.
BEIJINHOS!
Chata do genital.

4 comentários:

  1. Faz-me lembrar as ordens que as mães e os pais dão aos filhos. Com a diferença que os pais não mandam beijinhos, dão-nos :)

    E, agora, aproveito para gritar na sua caixa de comentários:

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi disso mesmo que me lembrei, Miss Smile. Senti-me uma criança pequena, a ouvir uma lista de ordens antes de arrancar com o carro (vulgo, sair de casa).
      E é mesmo, os pais não perdem tempo com palavras :)

      Já agora... :)

      BEIJINHOS

      Eliminar
  2. Essas máquinas são do demo. E sim, gritam...e demoram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, uma pessoa já pagou, já tem o papelote, e ainda está ali à espera que a histérica acabe o discurso...

      Eliminar