14/09/2015

Já que estou com a mão na massa...

vamos lá a distinguir, de uma vez por todas, a despensa da dispensa.

A despensa é a divisão da casa, ou o armário, onde se guardam os mantimentos comestíveis, de lavagem, e o papel higiénico. Por isso se chama ao móvel de cozinha que faz a função da divisão dos víveres, armário despenseiro (e não dispenseiro). 

A dispensa é o que se pede à professora de educação física, quando, no 9.º ano, não nos apetece fazer a aula, e se inventam 30 períodos por mês, uma dor de cabeça de lascar as pedrinhas da calçada, ou um pé torcido na banheira, que é como o amor do outro, dói mas não se sente (e não se vê, principalmente aos olhos da professora incrédula e descrédula). 

Por outro lado, às maquinetas que fornecem pequenos bens, chama-se dispensador, porque, efectivamente, dispensam — água, papel, senhas, cereais, comida de gato.

Ambas as palavras derivam do latim dispensa, e é por aí que se dá a confusão — são filhas da mesma palavra-mãe, gémeas monozigóticas com aquela subtil diferença Dupont-Dupond. Mas, enquanto despensa é substantivo e só substantivo, dispensa é substantivo e verbo. Eu não despenso coisa nenhuma, nem que se trate de uma lata de grão, mas posso bem dispensar um rolo de papel higiénico (se tiver outro à mão, no porta-rolos, ou dispensador de papel. Confuso? É que não).

Isto preocupa-me porque eu falo amiúde da minha despensa, e fico sempre a pensar se não vai alguém achar que eu cometi um erro. Eu cometo muitos erros, mas esse não é um deles. E dispenso fazer (mais) figuras de troca-tintas.




22 comentários:

  1. Anónimo14/9/15

    ...e eu que pensava que dispensar era o acto de dizer "pensa" e que despensar era por qualquer coisa na despensa...

    Isto a língua dos Portugueses é muito traiçoeira!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Dispensar" também pode querer dizer "vou pensar, mas o problema não és tu, sou eu" :D

      É muito rica, sobretudo...

      :)

      Eliminar
    2. Anónimo14/9/15

      ...é...

      ...cada vez que a malta a vê diz sempre "que rica língua"...

      LOOOOOOOOOOOOOOOL

      :)

      Eliminar
    3. Tão rica, que as linguarudas são todas portuguesas. E as más-línguas. Olha a Brízida Vaz.

      :)

      Eliminar
    4. Anónimo14/9/15

      Ya...

      Olha, sem ter nada a ver, embora tenha tudo a ver, lembrei-me daquela anedota em que duas vaginas se cruzam uma com a outra, na rua:
      -Olá queria, há quanto tempo...
      -Olá! Reamente já faz uns tempos, faz...
      Olha, aqui só para nós, ouvi dizer que tens tido poucos orgasmos...
      -Não ligues, querida, isso são as más línguas...

      (pronto, depois desta secura tens autorização para bater)

      :)

      Eliminar
    5. A ti também te faltará um parafuso... :P

      (eu sou pelo bem)

      :)

      Eliminar
    6. Anónimo14/9/15

      A moi? Achas?
      Nã...

      ...faltam quase todos, já...

      (vou-os perdendo com o tempo!)

      :)

      Eliminar
    7. Pois nããã...

      (Bem vindo ao clube!)

      :)

      Eliminar
  2. As saudades que eu tinha aqui do teu (renovado) canto.
    Não posso mesmo voltar a dispensar, de bloguear por estas e outras bandas ;)
    Beijos LB !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Majestade, saudades mútuas, sua desaparecida!
      Beijos, nossa Rainha :)

      Eliminar
  3. Obrigada pelo esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  4. Despensar é o ato de apagar o pensamento :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então também é verbo, Jedi?
      Tu és um poeta neologista, no fundo :P

      Eliminar
    2. Não sou no fundo, sou mesmo à superficie :P

      Eliminar
    3. Estou sentado. E agora?

      Eliminar
    4. Era o sentir e não o sentar, além do que não estava a tratá-lo por você :P

      Eliminar
    5. Não tenho culpa que não saibas escrever Português :P

      Eliminar
    6. Gostaste foi da tourada de ontem :P

      Eliminar
  5. Tinha eu acabado de entrar p o meu trabalho e tive de informar o chefe q tínhamos por lá um documento, q segue p os clientes, com esse erro... (naturalmente o word n o identificou como erro)
    Mas são coisas q acontecem e tb dou erros... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente dá. Eu, com mil manias, de vez em quando também me pula cada um.
      :)

      Eliminar