19/01/2016

Maria Laranja


- A senhora desculpe, mas eu assentei-a aqui no meu telemóvel como dona Maria Laranja. 
Disse-me ele, para me distinguir da restante agenda, que, convencido que estava que eu queria ficar com o gato laranja, digitou assim o meu nome. Não sabe ele, e quem sou eu para lhe dizer, que cor-de-laranja é a minha segunda cor, assim como a laranja é a minha segunda fruta. (Pode ter a ver com o sol, que eu tenho a mania.)
- Mas olhe que não, senhor José, eu não quero ficar com o gato laranja, a menos que ele seja uma fêmea. 
E não lhe disse, mas o que mais me atraía no gato laranja era, precisamente, o facto de ele não ser laranja, mas apenas malhado de laranja. Uma repetição da Mel não seria bom para ninguém, nem para o gato. 
- Não, eu quero fêmea. Então e como é que o senhor sabe quais é que são os machos e as fêmeas da ninhada?
- Olhe, dona Maria Laranja, ai desculpe... já me ensinaram que as fêmeas têm o ânus e a vagina muito próximos, são ali dois buraquinhos mesmo juntos. E os machos têm um espacinho entre os dois buraquinhos, que é onde ficam os... os... a senhora sabe...
- Sei. Sim, porque, em adultos, a distinção é muito fácil, basta levantar-lhes a cauda. 
- A senhora não me diga nada [mas o que é que eu disse?], que eu tenho cá um macho em casa, que é o pai desta ninhada, que tem ali dois coisos que a minha mulher e eu passamos a vida a gozar com ele.
[Vá, Maria Laranja, agora cala-te.]
- Hahaha, se calhar o senhor o que tem em casa é um boi!

~

E eis que associei com esta grande maravilha, do José Eduardo Agualusa, que é o conto Aventuras e desventuras de um gato boi.

Clicaide para aumentar exponencialmente.
(No fundo, não acontece nada.)
Maria Laranja, portanto.

16 comentários:

  1. Já me fizeste rir um bocado. Tenho uma gata laranja e acho o máximo. Escolhi-a para adopção pela cor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Mel era assim. Agora não repito a dose, mas acho-as tão lindas... :)

      Eliminar
  2. É o novo membro? E chama-se Maria Laranja? Que ternura,querida Blue!

    Fico tão contente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não, Miss Smile. É irmão da que vamos ter em casa para a semana (mais branquinha, no post anterior) :)

      Eu também, adoro gatinhos com semanas, ensiná-los a ir à areia, cuidar deles... :)

      Eliminar
  3. Já bais para a terceira? Porque é que não abisaste? Dava-te a minha.... hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que tu andas, ó esgrouviada? Terceira, mas fico com duas, uma morreu-me!
      A tua? Vade retro, ananás!

      Eliminar
    2. Morreu? Olha que não tinha dado nota disso, tadinha. Não li com certeza alguns dia (os da mudança não li de certeza) e deve ter coincidido.
      Ohh. Era a amarelinha? A mais meiguinha?
      Que pena. Tive um grande desgosto quando morreu o meu gato. Tadinha.

      Eliminar
    3. Precisamente, a Mel.
      Já passou mais de um mês e ainda não me habituei à ideia... :(
      Por isto é que me custa adoptar. Porque já calculava, e agora sei, o quanto custa que nos morram.

      Eliminar
  4. LB,
    Desculpa lá a curiosidade ... pq preferes sempre uma gata ?
    Não é igual ter um gato ?
    Explica lá sff.(faz um desenho ) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é bem igual, embora nunca tenha tido um gato.
      É porque, se já me faz impressão que se tire o útero às gatas, quando são castradas, mais ainda me faz que tirem os tintins ao gato, que queres?
      E também não me apetece andar a correr as ruas à procura do gato, de cada vez que as gatas da área andarem com o cio.
      :)

      Eliminar
    2. Concordo !
      Antes ter guppies...do que um gato a miar "fininho "...
      :)
      Não sabia nada destes procedimentos !

      Eliminar
    3. Eu até pensava que laqueavam as trompas às gatas, mas a vet disse-me aquilo da ablação do útero. Tadinhas...
      :)

      Eliminar
  5. Até no humor és especial, miúda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essas e por outras é que cometo tantas gaffes.
      Falta-me "tino na língua", como se dizia antigamente :)

      Eliminar
  6. Tenho um gato laranja como a Mel e meigo como nenhum outro gato. Quando o fui buscar era uma menina, cerca dos dois meses e meio virou menino.. Não faz diferença porque eu gosto de gatos, independentemente da cor, do sexo ou da raça...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Ana. Todas as pessoas que têm gatos laranja dizem isso da meiguice. Assim como se queixam do feitio retorcido as dos gatos pretos, ou pretos e brancos.
      Eu vou buscar a Molly, independentemente de ela me vir a pregar a partida do sexo mais tarde. Já a adoptei no coração, de qualquer maneira...

      Eliminar