09/01/2016

Bem resolvidos

Já temia este dia: primeiro sábado a seguir às festas (o dia 2 não conta, é pós-ressaca e ainda não houve tempo para fazer a inscrição), em que as resoluções de Ano Novo estão ao rubro e já existem vários ex-fumadores e ex-sedentários. Hom'essa, quem sou eu para falar, se deixei de fumar em Janeiro (embora só tenha deixado, mesmo a sério, em Março, dois anos depois) e me inscrevi no ginásio, precisamente, num Janeiro, há muitos anos (era tão nova e sentia-me tão velha, mas consegui reverter esta tendência)?
Eram chusmas, logo à entrada, e pelo corredor, às portas das salas das aulas de grupo, cheios de fogo à peça. A sala de treino, no limite de ocupação. O bafo do esforço e da determinação a encher-me as fossas e os poros, ainda frescos da rua. 
O balneário, a romper pelas costuras. Passo entre rabos — eu não disse pelo meio dos rabos — e, a custo, conquisto um cacifo. A gritaria é mais que muita, resolvidas que estão a mudar de vida. 
Escapo-me para uma sala que só não parece um  jardim secreto por se assemelhar mais a uma sala de torturas, onde me fustigo alegremente. Estou tão só que até tenho oportunidade de me ver e registar no reflexo, enquanto alongo. 


No final do treino, o panorama no balneário agrava-se. As mulheres despem-se para se vestirem, despem-se para irem tomar banho, enfim, despem-se de preconceitos e pudores. Nem preciso, porque não quero, de olhar à minha volta: basta-me a visão periférica, para verificar que estou rodeada de rabos, pipis e mamas. Isto devia ser o paraíso para qualquer macho, penso, enquanto tento sentar-me para me calçar, sem que um rabo se encaixe no meu nariz. Felizmente, não há corpos perfeitos, acrescento ao meu raciocínio. As revistas e a net, aliadas ao photoshop, enchem-nos as cabeças de resoluções inatingíveis.
Em Março, regressa a paz.
Em Junho, vem outra vaga.

4 comentários:

  1. Anónimo10/1/16

    Vou uma vez por ano ao ginásio ... e aproveito para tomar banho :)
    Beijinho, Linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que não seja o banho do ano... :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Daqui a uns dias isso passa tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje já estava mais tranquilo, mas ao domingo não há aulas de grupo e o povo acha que só lá é que sua.

      Eliminar