03/01/2016

A idade não perdoa. Nem o Natal, nem as resoluções de ano novo, nem nada.

Primeiro sábado do ano. São 10:19 quando acordo. Acho que nunca na minha vida acordei às 10:19, ou depois disso, excepção feita a outras vidas, em que meio-dia era madrugada e só não resmungava no içar porque não está no meu código fazê-lo antes de o neurónio sobrevivo dar permissão.
Tantas horas na cama determinaram a primeira dor de costas da minha vida. Descansar faz mal à saúde.
A alta hora a que acordei tornou-se um empecilho: por um lado, impediu-me de ir ao ginásio de manhã, atarefada que me pus com mil coisinhas (ronha incluída), encadeadas umas nas outras, que só quem não tem casa nem preguiça (a lesma, por exemplo) não consegue entender; por outro, impediu-me ainda de almoçar, pois havia-me comprometido a estar em Cascais às 13:30, o que cumpri ao rigor, e em jejum.
Mas o bicho da determinação roía-me mais do que o da fome, e fui de Cascais ao ginásio, onde aterrei às 15:30. Por essa altura, achei por bem comer qualquer coisa, pelo que transformei essa noção em duas barras com sabor a amendoim. Fazer exercício em jejum pode ser, de todas, a ideia mais baça que se pode ter, e vá que essa não me ocorreu.
Esperava encontrar o ginásio à cunha de resolvidos do ano novo, mas apercebi-me, logo à entrada, que essa será, talvez, uma resolução a cumprir a partir do dia 4, dia da inscrição (não necessariamente o dia do início do exercício, que pode distar semanas ou meses do primeiro). Fui à sala de cima, e lá estavam as duas amigas, a fazer exercícios conjuntos, em que uma delas coordena, ou melhor, ordena o exercício da outra. Na sala de baixo, mais dois ou três pares de amigos no mesmo esquema daquelas duas. Normalmente, é o musculado que orienta o lingrinhas. Ou o magro que orienta o gordo. Ou o filho gordo, que orienta a mãe atarracada. Nenhum destes PTs espontâneos passa disso mesmo - espontâneo -, por isso não percebo como é que a amiga menos feia, o lingrinhas, o gordo e a mãe atarracada se sujeitam a obedecer a ordens de quem percebe tanto daquilo como de astrofísica, ou talvez ainda menos. A amizade e o amor têm caminhos que a razão e o bom senso desconhecem.
Já não me doíam as costas quando entrei no ginásio. Na verdade, deixaram de doer assim que me levantei da cama. Mas, depois de ter comido as duas barras de cereais ainda no balneário, enquanto me equipava, ganhei uma dor de barriga que compensou bem a falta da outra, para o caso de estar com saudades. O que vale é que eu sou uma senhora, e não faço essas coisas.
Como não posso tomar a resolução de me inscrever no ginásio, poderei tomar a de não me desinscrever? São quase a mesma, no fundo. E acho que, esta, consigo cumprir.


8 comentários:

  1. Foste não foste? Olha, já eu dormi também até às 10h, sem dor de costas mas com dor de consciência por ter um trabalho gigante por fazer e andar a sair à noite 3 semanas seguidas... enfim, prioridades. Mas amanhã, amanhã vou ao ginásio!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui. E hoje voltei lá. A tenacidade é o meu middle name, se não puder ser teimosia, e para não ser flacidez.
      Em contrapartida, não tenho saído à noite.
      Força nisso!

      Eliminar
  2. Admiro pessoas assim...ir ao ginásio nunca foi das minhas resoluções...lá zumba e natação ainda posso fazer...mas correr e ginásio são duas coisas que me ultrapassam e que me fazem admirar quem as faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estou fora quanto à corrida. E admiro muito quem corre, porque corre por gosto e corre cada vez mais.

      Eliminar
  3. 10:19 ?
    Na cama ???

    Januária Blue


    Toda gente homenageia
    "Januária Blue" na janela
    Até o mar faz maré cheia
    Pra chegar mais perto dela
    O pessoal desce na areia
    E batuca por aquela
    Que malvada se penteia
    E não escuta quem apela
    Quem madruga sempre encontra
    "Januária Blue" na janela
    Mesmo o sol quando desponta
    Logo aponta os lados dela
    Ela faz que não dá conta
    De sua graça tão singela
    O pessoal se desaponta
    Vai pro mar, levanta vela


    https://youtu.be/tSDQjT5GNFE

    Vai para ti !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Januária Blue? :D

      Eliminar
    2. ..
      Quem madruga sempre encontra
      Januária na janela ...

      LB madruga ! E Januária ? Tb !!

      Eliminar
    3. Eu percebi o intrincado do caminho para lá chegares. Mas que é intrincado, é!
      :)

      Eliminar