14/05/2015

Acordo de acordo com o Acordo

Acordei, repensei algumas regras do Acordo Ortográfico, obrigatório desde ontem — lá está, eu funciono ao ralenti, a idade não perdoa, mas eu também não me lembro de lhe ter pedido perdão — e, básica e sinteticamente, não estou de acordo com nenhuma.

Porém, e visto que não há regra sem excepção (ai esse P, menina...), e que a excepção (again, and again, and again) confirma a regra (de que não há regra sem excepção), neste caso, não bem uma excepção à regra, encontrei foi uma regra que excepciona o meu desacordo com todas as regras: a concordância em género de um grupo misto de pessoas. Ou seja, se, no mesmo grupo, estiverem quarenta mulheres e um homem, já não dizemos, como antes os alunos, os congressistas, os parolos. Agora é como sempre deveria ter sido: a maioria impera, democraticamente.

Assim, uma pessoa que, por exemplo, tenha duas ou três filhas e um filho, deverá passar a referir-se à sua ninhada por as minhas filhas. 

E isso não opera uma mudança de sexo a ninguém, não cria transgéneros ou, sequer, confusões sexuais (mais conhecidas por javardices). Antes chama os bois pelos nomes, repondo a verdade e a justiça nas relações entre os Homens. Onde, naturalmente, estão incluídas as mulheres.

16 comentários:

  1. Em tempos, quando depois de ter esperneado muito tempo, decidi mergulhar de cabeça no AO90, escrevi:
    "Mas gradualmente, apercebi-me que o que escrevia já não era nem bife de lombo nem bife de atum (para escapar à estafada metáfora de “nem carne nem peixe”). Comecei a achar mais natural escrever “dezembro” em vez de “Dezembro”, “hei de” em lugar de “hei-de” ou até, lá está, achar “ótimo” poupar aqui uma letra para investir noutro lado. Letra poupada é letra ganha, como bem se sabe."

    O problema do AO90 é que mistura uns salmonetes de Setúbal, com uns filetes daqueles do rio Mekong. E eu, por gostar dos salmonetes e achar que já não passo sem eles, lá tenho que levar também com o "peixe-gato." Um problema não venderem este peixe em separado: trazia os salmonetes e deixava o "peixe-gato" para quem assinou o acordo. E fazia sato-sapato do acordo, pois então.

    Bom dia, LP :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha peculiar dificuldade de adaptação às mudanças revela-se nestes pormenores. Já com o euro foi um desassossego :)

      Sei que, um dia, só vou conseguir escrever segundo o Acordo, mas também sei que vou levar o meu tempo de transição, muito maior do que o que foi estipulado :)
      E, nessa altura, não haverá quem me venda gato por lebre: ou há Acordo ou não há Acordo, não haverá misturas.

      Um dia feliz, Xilre :)

      Eliminar
    2. *sato-sapato é uma expressão de um qualquer acordo apócrifo :)
      (leia-se gato-sapato).

      Eliminar
    3. * nem eu nem qualquer pessoa que leu o teu comentário sequer equacionou que fosse um erro :)
      Xilre não erra, Xilre gralha. Aliás, o computador de Xilre faz-lhe essa desfaçatez.
      (ninguém leu outra coisa)

      Eliminar
  2. Acordaste a pensar nisso?
    Eu acordei a pensar em mamas. Acordei, muito melhor que tu :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordei. Os meus melhores pensamentos são os do acordar :P
      Acordasse eu a pensar em mamas e o mundo virava-se do avesso :P

      Eliminar
    2. Só vira, se ela fizer o pino!!

      :P :P :P

      Eliminar
    3. Isso é ao contrário. Nem fazendo o pino contra a parede :P a viravas do avesso.

      :P :P :P

      Eliminar
    4. Faz lá o pino e prova isso.

      Eliminar
    5. Olha agora...
      Se fizer o pino, fico ao contrário, não do avesso.
      Ou então, fico contente :P
      Mas nunca do avesso.

      Eliminar
    6. "Olha agora..." - aquilo que malta de Éle Chicha diz, quando não tem argumentos... :P

      Eliminar
    7. Não, é jargão.
      Tipo pregão, mas em chique :P

      Eliminar
  3. Pois eu vou continuar a usar o plural no masculino e vou continuar (porque já o faço há 4 anos) a escrever "exceção" sem "p"
    Porque não mandas em mim....nhã nhã nhã nhã :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu fá-lo :P
      Não mando, não. Se mandasse, tiravas esses PP todos a mais, que era um regalo :P
      (mesmo estes dos ícones :P)

      Eliminar
  4. Tu acordaste a pensar no acordo? Tu estás doente chavala. Tu tens a certeza que já foste vezes suficiente ao Senhor Dr.?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :)
      Ainda me falta passar pelo da mioleira, mas não sinto necessidade.
      Pelo sim, pelo não, vou agendá-lo :)

      Eliminar