24/10/2015

Uma aluna bem comportada

Entrei na aula de Pilates e o chão já estava preenchido com todos os colchões de todas as pessoas presentes, menos o meu, que estava ainda a deixar de ser ausente. Coloquei o meu onde me pareceu que havia lugar, mas, efectivamente, não havia. Era um pequeno espaço ao pé da porta, no extremo oposto de onde fica o estrado, o palco, o altar, o púlpito, ou será antes um pedestal?, onde se coloca o mestre. Mal estiquei os braços e as pernas, ficou claro que, a insistir em manter-me ali, iria passar cinquenta minutos a dar e a levar toques. 
André, o belo, levantou o belo braço, apontou para mim e disse a frase mágica, que seria a que me traria as energias boas para todo o dia de hoje, não fosse eu ter mais fontes onde as captar (apesar de, desgraçadamente, hoje não ser na luz que o sol poderia dar, mas não está para aqui virado):
- Há aqui um espaço à frente, óptimo para uma aluna bem comportada. 
Apontei, também eu, para mim e perguntei:
- Sou eu?
A pequena vénia da cabeça e o sorriso de artista de cinema, Sim..., fizeram-me levantar, saltitar pela sala até ao lugar indicado, e tenho a certeza que foi com a cara mais mal comportada que não consegui disfarçar naqueles segundos, que lhe disse, à chegada:
- Não sabia que era uma aluna bem comportada.


Fiquei a saber. 
Os meus professores, no liceu, também achavam a mesma coisa. Eu sentava-me sempre à frente e sabia sempre quase tudo acerca de quase tudo. Era mesmo bem comportada. Depois, quando atravessei a idade parva, perdi quase totalmente a fama e o proveito, e passei a sentar-me na segunda fila.
A segunda fila é muito mais confortável, mas distancia-nos exponencialmente do pedestal, ainda que não queiramos atingi-lo. Faz de nós cidadãos de segunda categoria. 
Só depende de mim, mas espero nunca mais voltar para lá. Nem no Pilates nem em nada. 


2 comentários:

  1. Blue, ouve, eu sempre me dei melhor com gente de segunda categoria, são muitas vezes os mais autênticos e divertidos.

    aquela Vénia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shark, isso deixa-me muito mais confortável, para o caso de me calhar a piltra, de novo, nesta vida.

      Qual?

      Eliminar