14/10/2015

Sem gás

e não é metafórico.
Eram 8 da manhã de ontem, quando estacionou no meu prédio uma equipa de homens do gás, para proceder a uma inspecção, obrigatória de dez em dez anos.
Há dez anos, vieram fazer um procedimento igual, o homem fechou-se na cozinha, fez barulho de gases até se fartar e depois vi-o sair de lá vestido de Darth Vader, com uma máscara anti-gás. Foi quando me lembrei dos passarinhos, que tinham assistido a tudo sem máscaras postas (tadinhos). Um deles morreu passados dois ou três dias e isso foi uma grande tristeza. Chamava-se Chiquinho.
Ontem só saíram do edifício às 11 da noite, porque descobriram uma fuga, pelo que estamos sem gás há mais de vinte e quatro horas.
Não vou entrar em detalhes quanto à minha higiene de hoje, mas posso adiantar que se confirma que eu era capaz de sobreviver em condições extremas, sempre limpinha e perfumada, ainda que tivesse que me arrastar, a mim e aos meus tarecos, pelos escombros de uma cidade inteira. Tomar banho na minha própria saliva seria sempre uma hipótese a considerar, por absurdo e in extremis.
Vai daí, estando eu já perfeitamente asséptica, toca-me à porta, logo às 9 de hoje, o homem do gás. Vinha para perguntar se eu queria uma inspecção ao local — que eu, apesar da descafeína cerebral, percebi que se tratava de uma inspecção localizada, específica cá do lar. Que sim senhor. E estava o diálogo a correr-me tão bem, de uma forma tão civilizada, eu parecia mesmo uma pessoa crescida a conversar com outra, quando me deve ter batido a boneca do costume, e disse:
- Mas peço-lhe que diga aos técnicos que não se esqueçam de retirar os meus passarinhos da cozinha, se forem lá fazer aquilo da máscara. É que, da outra vez, os passarinhos ficaram lá dentro e um deles morreu.
[Homem do gás com um ar extremamente consternado. Mas eu ainda não devia estar satisfeita e precisei de desabafar com maior precisão a minha mágoa]
- E foi tão triste...
[Homem do gás ambivalente, Será louca?, Verto uma lágrima?, Fujo já daqui?, Que desperdício, tão fofinha e tão esquisita...]

Pronto, depois vim para a nettinha procurar o anúncio do homem do gás, para ilustrar isto, e foi quando realizei, através dessa pesquisa, a quantidade de fetiches que existem com a figura do homem do gás. Pergunto-me porquê. A sério.
Ainda se fosse com bombeiros — pela analogia com o fogo...
Agora, gás?
OK...

 

4 comentários:

  1. Tu não existes.
    "- E foi tão triste.."
    A sério Linda??! ah ah ah ah ah
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério! :D
      Se visses as caras de surpresa, quando uma pessoa diz estas coisas...
      Beijinhos para ti, hoje ainda mais, Be

      Eliminar
  2. Apesar da triste morte do Chiquinho, não pude conter as gargalhadas com a descrição "fez barulho de gases até se fartar e depois vi-o sair de lá vestido de Darth Vader..." :)

    Um beijinho com gás :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hah, a Miss Smile apanhou a subtileza da piada :)

      Outro, com bolhinhas e tudo :)

      Eliminar