30/03/2016

mom jeans look

- Vou comprar umas mom jeans look.
- Eu não posso fazer isso.
- Pois não.

E não posso, por duas razões: primeira, porque as mom jeans look que se vendem agora são as que eu usei quando ainda não era mom; segunda, porque, se quisesse levar a expressão mom jeans look ao pé da letra, usando as "do tempo" da minha mãe, teria que ir a outros primórdios que nada têm a ver com este "novo" estilo.
Soubesse eu o que sei hoje, e teria guardado as minhas Levi's*, que tinham os bolsos de trás inclinados para fora, no sentido da ponta da anca, e as minhas Spencer & Jones*, que até uns suspensórios traziam, para ficarem ainda mais subidas na cintura. Aquilo era tão desconfortável. O elastano ainda estava numa fase primitiva, as calças elásticas eram caríssimas e, em idades em que a quantidade vence em números a qualidade em géneros, a opção ia sempre para a ganga rija, e uma pessoa aguentava forte e feio a ganga deslavada, forte e feia — que, na altura, era linda!, (assim, com exclamação e tudo), e até se trocavam receitas de como desgastar a cor ao azul da ganga (que heresia...), sem que o padrão passasse de azul liso a azul às malhas brancas, qual azul-bovino. 
Ou melhor, se calhar, nem teria guardado nenhumas delas, que aquilo era coisa para fazer garrote nos dois joelhos cada vez que uma pessoa se sentava (e eram muitas vezes, aos cinquenta minutos de cada vez, que era o que os psicólogos da época tinham determinado como a capacidade máxima de atenção a um assunto, embora depois tenham vindo outros psicólogos que disseram que na-não, afinal são quarenta e cinco, ou então noventa, à vontade do freguês, e então chamaram-lhes "blocos de tempo", ou "componentes da carga horária"), e também fazia mais garrotes ao longo de toda a calça, nomeadamente na cintura, e também aí onde estão a pensar, coitadinhas de nós, que não sei como aguentámos (estóicas!) tanto torno sem rebentarmos a bolha, ou lá como é que se diz agora. A ver se os rapazes se metiam nessas andanças, literalmente falando. Deve ser por isso que não existe o dad jeans look — eles andam sempre à vontade, e isso nunca mudou nem mudará.
Em suma, espero mesmo que estas mom jeans look que hoje se vendem sejam, se não mais bonitas, pelo menos mais confortáveis, e que não comprometam outra geração inteira, tanto ao nível vascular como coiso.



* estou aberta a negociações

6 comentários:

  1. Os meus Dad Look Jeans seriam as calças de ganga da Uniform e da Energie que eu usava com tanto gosto na década de 90... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora, levemente sarapintadas de aero-om :)

      Eliminar
    2. E de leite... E de sopa... E de xixi...

      Eliminar
    3. E és capaz de desconhecer as alegrias do bolsado a jacto...

      Eliminar
    4. Felizmente o meu nunca foi de bolsar. Vomitão, sim. Mas bolsar quase nada... :D

      Eliminar
    5. Então, as alegrias do vomitão-refeição-completa, quando não acompanhada de ranho e expectoração... oh, saudades! :D

      Eliminar