16/02/2018

Por uma vez na vida, sei que não sou só eu

que sofro de tiques, picadas e comichos vários aquando da pintura das unhas das mãos. (Há que especificar, pois que o mesmo fenómeno não ocorre quando se passa verniz nas unhas dos pés.)
Vão por mim que, apesar de não ter experimentado, garanto esta veracidade: até podemos fornecer  previamente uma boa dose de coça-coça ao nariz, até podemos esfregar o couro cabeludo com o esfregão de palha de aço, até podemos esgatanhar os globos oculares até sangrar, que, se tiver que ser, vai acontecer:
1. Uma narina que pica. As mais arrojadas, chegam mesmo a espirrar, retorcem a cabeça na direcção contrária à das mãos e, gloriosas, assim evitam despejar o jacto nas unhas, mas também conseguem bater com elas num lugar qualquer que garanta igualmente a esmerdança do momento artístico;
2. Uma leve comichão na cabeça. Que depois passa a picadela. Logo a seguir, parece um insecto. Depois, um enxame deles. Finalmente, levamos as pontas de dois dedos à cabeça, coçamos ao de leve, a comichão agrava-se gravemente, raspamos com os nós dos dedos, e, nesse cuidado todo, esmerdamos três unhas contra a palma da mão;
3. Um cabelo que se atravessa num olho. Aliás, os olhos são férteis em desculpas para estragar a manicure. Também existem as modalidades caiu-me-uma-pestana/sobrancelha-no-olho, tenho-um-cisco-no-olho, comovi-me. Seja o que for que seja, um olho agredido por objecto invisível, ao ponto de ameaçar saltar da órbita, é urgência que nos leva a manita de unha fresca até lá. O normal e natural, por ser tão frequente como cem por cento das vezes, é a mão voltar de lá com um cabelo atravessado na unha. Ou dois. Ou em duas unhas. E a consequente defecança do processo todo;
4. Um dia de bad nails, que os há, assim como os há de bad hair. Porque está húmido lá fora, e as unhas não secam, nem que as metas no micro-ondas; porque o verniz está velho, e até podes esperar uma semana com as mãos no ar, que a primeira vez que as usares, nem que seja para fazer um gesto largo sem tocar em lado nenhum, vão-te aparecer vestígios de um fantasma, que é o Fantasma das Unhas; porque sim, porque não era para ser e tu teimaste em pintar as unhas logo hoje, que os chakras não estão alinhados; 
5. Um telemóvel que toca. Tal não devia sequer ser um factor ponderável diante da importância que é deixar secar o verniz até não haver risco de ficar riscado. Porém, nestas alturas, o telemóvel de uma dama é uma sucursal do 112: liga o filho que está doente, liga o cliente mais importante (que ainda não pagou o último trabalho), liga a sogra, liga o bombeiro, liga o gato que ainda está preso no telhado. É atender, minha gente. Já sabemos que vamos ficar com o verniz colado ao aparelho, teremos que recomeçar tudo desde o início dos primórdios da pré-História, rangeremos os dentes mais um bocadinho, e, afinal, a p. da chamada era só para te dizer que "está tudo bem". Está tudo bem??? 
OK, respira, hiperventila para o saco de papel, corta as unhas curtas, ou melhor, rói-as até ao sabugo, deita fora a caixinha da manicure e torna-te hippie. Caga nisso. E também naquilo. Caga na mata. A vida é curta como as tuas unhas deviam ser, e há coisas verdadeiramente mais importantes. Tipo as flores e a Natureza. E cenas.

10 comentários:

  1. eu percebo-te. são às dezenas as ocasiões em que tenho comichão no baixo-ventre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá porque comigo não resulta, não significa que não devas experimentar: o método do esfregão de palha de aço costuma ser eficaz.

      Eliminar
  2. Anónimo16/2/18

    Em relação a esses percalços de unhas esborratadas/riscadas a minha mãe costumava dizer:
    "Quem nasce lagartixa não chega a jacaré" ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que simpático da sua parte, transmitir ao mundo um tal rasgo de sabedoria da senhora sua mãe! E que providencial e certeiro em relação a este post.
      Espere aí, que eu também quero piscar o olho.
      :P olha, não. Babei-me.

      Eliminar
  3. Pequeno caso sério16/2/18

    Ui...as unhas pintadas de fresco...esse flagelo da pessoa humana.
    Descobri uma coisa que ajuda a secar mais rápido.
    Passo 1 - base Catrice ultra stay & gel
    shine
    Passo 2- verniz colour riche loreal
    Passo 3- quick dry ANNY 940 da perfumes e companhia
    Passo 4- NAIL POLISH FIXER da KIKO Milano.


    Pelo menos 5 dias de sossego e com mãos apresentaveis. Faço todas as tarefas domésticas sem luvas (até porque não há para o meu tamanho)

    Experimenta e depois me dirás.
    Estes e outros dramas do gajedo aqui:

    http://pequenocasoserio.blogs.sapo.pt/a-gaja-sofre-18081

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que, num dia não, comigo nada resulta. Já experimentei Sèche Vite, e agora tenho um spray, que parece laca, e não há nada que as seque em 5 segundos :) que é o máximo de tolerância que a pessoa tem.
      Mas obrigada pelas dicas. Vou experimentar, porque nada do que indicas leva uma mulher à bancarrota, e isso é sempre um factor a ter em conta :)

      Eliminar
  4. Há coisas que nem a mais prendada das flores consegue, pintar as unhas a si própria é uma delas, portanto, não sei do que falas, mas parece aborrecido (e lento). No entanto, deixa me que te diga que padeço da mesma comichão quando a beta me bota o verniz gel, um flagelo.
    Para quando umas canetas verniz de seca instantânea? A minha sobrinha ja usa, mas tenho vergonha de lhas roubar :b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, especialmente a desgraçada da mão direita (no caso das dextras): é a que pinta a outra com desmesurado desvelo, é a que se "estraga" primeiro, tanto por ser a última a ser pintada, como por ser a primeira a ser usada pós-manicure.
      Andei quase 2 anos com gelinho, mas fartei-me do tempo que lá ficava com as mãos no forno e da chatura que era ouvir as lamentações da rapariga. Nem sempre consigo ser boazinha e pia :(
      Conta tudo, isso é a sério? :)

      Eliminar
    2. (não, pá! :b são canetas de feltro, mas nem fica mal :) ihihihhiihihi!

      Eliminar
    3. (ai, pá, pracasus ocorreu-me, mas acho que hoje acordei um pouco mais loura! :) E o que eu pintei assim as unhas? E iam a eito dedos e mãos, não sei como não braços também!) :D

      Eliminar