No altifalante:
Estimado cliente, aproveite hoje a embalagem de quinhentas e cinquenta gramas, a [#&%*¨<, blaaaagh, esqueci-me do preço anunciado; deu-se-me aquele bloqueio das sinapses, a partir do qual já não tomo conta de recado nenhum].
O que é que o altifalante disse, mesmo?
Tanta grama, pá.
O que me encanita é que esta cena das gramas é tão vulgar, tanta gente erudita e elevada culturalmente e diferenciada intelectualmente e o catano diz, que usar a porra do masculino na porra dos gramas é que parece anormal. Chego a ser olhada de lado (e de frente, de trás não sei por razões óbvias) a propósito deste assunto, quando utilizo o masculino.
Também dizem as quilas? Pus duas quilas?
________________________
Também estou triste, se calhar por isso é que estou intolerante para com o próximo, mesmo que sob a forma de altifalante: voltámos a ser 99. E a passagem de dois para três dígitos não é nada pacífica, quanto mais de três para dois.
Adeus. Tenho ali um cantinho mesmo bom para a baba e a posição fetal. Pode ser que perca duas gramas e já ganho o dia. Desde que não ponha nenhuma quila...
Na minha opinião - que vale o que vale - acho que estás um pedaço, 550 gramas, intolerante. :)
ResponderEliminarPor quinhentAS e cinquenta gramas vamos já esquartejar a senhora do supermercado que se calhar não teve possibilidades para prosseguir com a vida académica ou se calhar até teve e é licenciada mas de quando em vez também falha - comete(u) gafe - e o pequeno rectângulo quer-se perfeito de gente perfeita que se for para não se ser gente perfeita ao menos que se seja gente corrupta.
Embora eu ache - tenho a certeza - que ninguém gosta de errar de propósito no que à língua diz respeito. Quanto a falta de carácter, honestidade, já são outros quinhentos.
Possivelmente, estou :)
EliminarMas olha, Té, eu sou a pessoa que mais dá por estes erros (que quem os dá chama gralhas), e que menos corrige em público. Perdi a conta aos mails que mandei a dar conta de um engano (vá lá) num post, em vez de o ir espetar na caixa. Mesmo isso, estou a deixar cair, quero lá saber.
E eu refiro a erudição como não sendo um travão para esse erro dos gramas. Já me aconteceu, com uma pessoa que tinha na melhor conta intelectual. Mas não crucifico ninguém, parece-me que dá para perceber quando escrevo em tom de brincadeira e quando não. Eu falo Português, os outros que falem a língua que bem lhes apetecer.
Quanto à honestidade, that’s not the point here. Também há gente muito cruel, muito estúpida, muito sem noção, e que, se calhar, fala Português “do bom” :)
Olha, a mim, custa-me dizer "uma" TAC.
ResponderEliminarCoisas!
Beijocas, Lindona :)
A mim ainda me custa mais “uma” SMS. Caramba, é um sistema, porquê o feminino? (Já sei, devido a mensagem. Heh :))
EliminarBeijocas, Mary! :*
Mas é UMA tomografia axial computorizada (TAC).
Eliminar:)
Pois. Eu digo “uma TAC”, mas não quis contrariar a mna Maria :)
EliminarPois é! Eu quis dizer que, apesar de saber que é a forma certa, não me soa bem! Daí que me custe dizer.
EliminarMas isso ficou claro, Mary :)
EliminarE eu repito que é o que acontece comigo com a SMS, mas não exactamente, porque continuo a dizer "um SMS", de tão mal que me soa o feminino.
"Tenho ali um cantinho mesmo bom para a baba e a posição fetal." Que curioso. Acabei de pinar em posição fetal. E, por respeito, não vou falar da baba que para aqui vai. ;)
ResponderEliminarMas isso é possível? :D
Eliminar(Já não és o 100, devias babar-te também. De forma literal.)
Claro que sou o 100! Deixaria lá eu que tal acontecesse. Tenho esse título e vai ser meu até ao fim. Sou o teu 100. Para o mal e para o bem. Andas desatenta. Ora espreita lá se não sou o 100!
ResponderEliminarMas... mas... é o milagre de Natali!
EliminarÉ este o teu maior dom, Pat: colocas o femedo a balbuciar.
Um bem hajas, irmão :)
Linda,
ResponderEliminarE não se trata apenas de masc. ou fem.
Sim de unidade.
Ou seja, ( nada de plural ) apenas peso /medida /dimensão de determinada unidade .
200 grama
2,5 Kilo
Assim é que está certo.
Ai, professor, não nos baralhes mais! :)
Eliminarhttps://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ao-grama-e-asos-gramas/303
É os gramas, mesmo.
Se não, teríamos que obrigar o povo das gamas a dizer “quinhentas grama” :)
Como fiquei encantado com “21 gramas”...
ResponderEliminarIsso não equivale à discussão de 21 ano?
EliminarAhaha...
Eliminar