27/07/2013

Mais uma liçãozinha de português

Vamos esquecer que toda a gente ignora a existência de acentos. Que dúvida e duvida não é tudo a mesma coisa. Que é quem lê que tem que adivinhar o que é que o Autor quer dizer quando escreve sai ou saí. Cada um que veja pelo contexto. Um bocado como os piscas, que ninguém faz. Abrandam aquilo à nossa frente e nós temos que adivinhar que, do nada, vão parar no meio da estrada. Ou mudam de direcção, de repente, nomeadamente quando vão para a esquerda, e nós que adivinhemos que eles vão desaparecer do nosso caminho, não sem antes estacarem à nossa frente. Ou põem o pisca para a direita e mudam para a esquerda, que ninguém tem nada a ver com isso. Acontece bastante e é chato.

Agora eu vinha aqui por outros motivos. É que estou farta de ouvir - televisão incluída, telejornais incluídos - a bela expressão

voltar a recomeçar

voltar a refazer

voltar a reconstruir 

Volta-não-volta levamos com isto. E é assim: recomeçar, refazer, reconstruir já incluem a REpetição. Ninguém volta a recomeçar coisa nenhuma, a menos que o faça pela terceira vez. Agora comigo:

recomeçar / voltar a começar

refazer / voltar a fazer

reconstruir / voltar a construir

And so on and on and on. Não me arranhem mais os ouvidos, por obséquio. Grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário