06/10/2021

And that awkward moment # 65

em que te diriges para a marquesa do senhor doutor, já conformada de que vais exibir-lhe as belezas vergonhas todas, naquela saleta que também podia pertencer a Freud, o psicanalisador — e talvez só essa ligeira, porém aceitável semelhança, é que, eventualmente, explicará a resposta absurda com que o brindaste —, deitas-te desconfortavelmente (as senhoras marquesas, primas das marquises?, são sempre excessivamente estreitas, estão forradas com um papel deslizante, uma pessoa deita-se e parece que vai praticar surf invertido, ou slide & splash, algo assim aquático-marítimo), o homem besunta-te as raparigas com um gel gelado, e então questiona, curioso/ apreensivo/ negacionista (?):

- Fez uma reacção muito exuberante à vacina, não fez? — Isto, enquanto te passa o coiso óptico pela sovaca.

É assim, uma humana vai amedrontada. Venha de lá o primeiro calhau se alguma foi mostrar miudezas e grandezas de ânimo leve, cantando e rindo, sem se lembrar de todas as irmãs que, num exame de mera rotina, ficaram a saber que, afinal. Ainda mais sendo uma ansiosa certificada como esta aqui. Além disso, parecendo que não, a mulher tem os seus pudores. Custa-lhe a ideia de se exibir assim à toa a um estranho qualquer. Quero lá saber se é médico, se tirou diploma, se está careca de ver corpos despidos, se eu não sou a última bolacha do pacote (até sempre sem entender esta expressão, a última não é a esmigalhada/ passada da validade/ gorgulhenta/ demasiado seca/ demasiado mole?), se a sala está numa penumbra calmante. A mim, tudo me enerva. Apetece-me bater as palmas e comandar em voz máscula: “Vamo lá a despachar a coisa, que eu não tenho o dia todo para estas mariquices”. 

Mas não. Ao invés, fiquei tão nervosa com a pergunta, que respondi:

- Não, correu tudo bem. Acontece que eu uso um desodorizante de pedra de alúmen, só que outro dia passei um com álcool e ficou-me a arder muito.

- [O agonizante silêncio de quem, simultaneamente, ignora o que acabou de ouvir, enquanto vasculha na axila alheia à procura de cenas.]

Pronto, era só isto. Vergonha não-alheia. Auto-própria.

Sem comentários:

Enviar um comentário