26/02/2017

A idade é um posto?

Já tive esta sensação tantas vezes que não pode ser só uma impressão minha, ou uma mania da perseguição, daquelas de que sofro amiúde com minudências e menoridades. Existe, está confirmado por mim mesma, através daquela cena hegeliana da tese, antítese e síntese: ora, disse-me esta última que sim, que existe uma casta de miudinhas que consideram que só elas podem (e devem!, acrescento eu aos berros) fazer ginástica, ou melhor, frequentar ginásios, pelo que, e em consequência, a espelunca daquele espaço (sempre claustrofóbico, fedorento e de paisagem inestética), lhes pertence no seu todo, até ao mais ínfimo cantinho, por consequência de uma qualquer escritura que assinaram naquele preciso momento em que decidiram mudar de estilo de vida, ou lá o que é que as move.
Senão, vejamos: 
1. Ele é toda uma atitude sempre que a pessoa se encontra, languidamente, a ocupar um tapete, uma máquina, um qualquer recanto lá do espaço do qual, como já vimos, são donas: colocam-se em posições tais, disparam olhares tamanhos, processam sussurrinhos entre si tão evidentes de que é aquele lugar específico que pretendem ocupar , que, não fora uma data de coisas, uma pessoa até se sentiria mal e trataria de lhes fazer a vontade se:
    a) Fosse insegura — oh, shit, I'm not;
    b) Não as topasse e não estivesse verdadeiramente a defecar-se para aquelas intenções tão óbvias;
    c) Não tivesse já tido a idade delas, coisa que não é recíproca e na qual, portanto, leva vantagem;
    d) Não pagasse a sua mensalidade;
    e) Considerasse a vaga hipótese de elas terem alguma razão — mas é que não.
2. Ele é toda uma série de momices ao nível da conquista do exíguo rectangulozinho que é o banco corrido do balneário, destinado a apoio, para sentar ou colocar o saco (ou, na loucura, ambos, sei lá). Vai de exemplo: a pessoa põe o saco. Logo surge uma incomodada que precisa daquele mesmo niquinho de madeira para ali colocar a sua escova do cabelo, ainda que todo o banco esteja livre;
3. Ele é a palhaçada de a pessoa abrir o seu cacifo e quase se meter inteira lá dentro para se vestir, e já ter a do lado a precisar que feche a porta do seu para que ela possa não só abrir o dela, como também ali montar escritório, procedendo a mil actividades, entre responder a duas mil mensagens, pôr/tirar vários totós do cabelo, passando pelo espalhar de não sei quantos cremes para não sei quantas zonas diferentes e específicas do corpo/cara/cabelo/mente, mas que cheiram todos, basicamente, a coco (não pus circunflexo nem acento agudo, por motivo de uma dúvida não gramatical que só eu sei);
4. Ele é nas aulas de grupo, aquela imperiosa necessidade de se colocarem na fila da frente assim que se apercebem que a pessoa já ali estava. Penso que são as mesmas que discutem o mesmo lugar nas aulas de matemática.
Tudo nelas, desde os rolling eyes mais ou menos disfarçados, à linguagem corporal, passando pela atitude, grita Minha senhora, ponha-se no seu lugar! (Vá para casa coser meias!) [Quem melhor do que uma mulher para ser machista com as outras mulheres?] E eu, olhem, ponho-me: no meu tapete, na minha máquina, no meu espaço, na minha fila da frente.


20 comentários:

  1. Anónimo26/2/17

    Rio-me sempre consigo, Linda... :-) Aposto que quanto mais ignora as "fofinhas" mais irritadas elas ficam! É para continuar, até elas perceberem. Ou não, que normalmente é gente que não se toca :-)
    Anónima Leitora (AL)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, querida AL :)
      Eu também me rio e não é pouco, com os nervicos delas. É assim mesmo!
      We rock!

      Eliminar
    2. Anónimo26/2/17

      É torrar-lhes a paciência até desistirem. Ah! E a Linda não tem idade para ter idade:D

      Eliminar
    3. É o que tenho feito :D
      Também não sei se o título não lhes é dedicado a elas... :)

      Eliminar
    4. Anónimo26/2/17

      Também pode ser dedicado às tais meninas, do género "a idade é um posto de parvoíce" :-)
      Todas por lá passámos, umas melhores, outras mais parvinhas, vai passar-lhes. Esperemos! Bom domingo, vamos aproveitar!

      Eliminar
    5. Anónimo26/2/17

      :D Bom domingo.

      Eliminar
    6. Claro. A idade é um posto, ainda que estejamos a falar de 18 ou 19 anos...!?
      Não têm mãe?
      Vão-se catar, mazé :)

      Bom domingo :)

      Eliminar
    7. Igualmente, (outro/a?) Anónimo/a :)

      Eliminar
  2. Taditas, não pensam! :p

    Beijocas de cota muito à frente. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou pensam-se exclusivas. Um dia já devo ter sido assim, mas depois passou-me :P

      Beijocas, o Mundo é nosso, Mary! :)

      Eliminar
  3. A idade é um post. Ditado adaptado a ti que tens um belo posto na secção humorística da bloga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E essa tua articulação linguística, que é primorosa, e se espelha maravilhosamente no teu blog?

      Eliminar
  4. Linda,

    Continuar a frequentar ginásios aos setenta ... trás alguns problemas ...
    :):) :)

    A idade é um posto ! Mas não perdoa !
    Comigo foi igual ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oitenta, sff. Respeito aos meus cabelos pintados de castanho.
      E é "traz", rás-trás-pás :P

      Eliminar
    2. Gostava de saber como é que consegues esses passos, uns pra frente outros pro lado. dos 94 para os 80, hã! :)

      Eliminar
    3. Acho que me esqueço constantemente da última (e também única aqui no blog) tanga que enfiei. Não era 05? Passei assim, num passe de mágica, para os 80. É Carnaval... (?) :)

      Eliminar
    4. 05!? Tu não me baralhes... :)
      Bom Carnaval, Linda

      Eliminar
    5. Eu troco tudo, Té :)
      Bom Carnaval!

      Eliminar