10/06/2013

Ensinamentos de quem já viveu várias décadas

Adoro as minhas gajas. Elas são tão novinhas, tão bem construídas e tão boas pessoas que é um gozo do escafandro lidar com elas, conversar com elas e também ouvi-las. Apesar da distância que nos separa, em termos de tempo percorrido com os pés no chão, elas também me ouvem a mim. Uma delas tem especial tendência para se preocupar demasiado com coisas que daqui a uns anos vai chamar tretas, mas que agora a consomem um bocado. E vai daí disse-lhe assim eu:

- Aprende a deitar fora a porcaria. Tu guardas muito lixo. Eu até percebo que sejas assim, eu própria já devo ter sido, quando tinha a tua idade. Mas, com o tempo, vais aprender a seleccionar o que interessa e a chutar para trás das costas tudo o que seja lixo, tralha, porcaria, inútil ou prejudicial e a só guardar o que interessa. Vais ver que aos 20 começas a fazer uma boa selecção e, aos poucos, a guardar mais o melhor e a deitar fora o que não interessa. Aos 30 terás deitado fora grande parte da tralha e as poucas coisas que terás guardadas serão as melhores. A partir dos 40 é um vê-se-te-avias a limpar gavetas e a pôr quase tudo no ecoponto, muito bem seleccionado. Para ti só guardas o que tem altas hipóteses de ficar para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário