21/04/2015

Eu tenho problemas com médicos # 14

Farta dos meus ouvidos tapados, a ponto de me tornar o novo Van Gogh, mas em bi, lá fui ao Hospital da Luz, apesar de me saber ali persona non grata, desde a aventura sangrenta com a minha suposta infecção urinária. Como ia mascarada de drama e tragédia (negro total e um lenço a fingir que é de seda, em tigresse), pouco ou nenhum risco corria de ser reconhecida como a tonta da órina. 
Ao balcão, recebe-me a funcionária de verde, recolhe os meus dados, avisa-me que estão com duas horas de tempo de espera para os casos menos urgentes, pondero simular um desmaio, uma convulsão, um ataque de Tourette, um síndrome sarnoso, até que gemo o que sempre gemo: Eu vou ser considerada urgente, estou malíssimo. A imperturbável contra-ataca que São 98 euros e esse foi o momento em que eu não desmaiei, não tive uma convulsão, etecetera, mas portei-me como uma senhora: recolhi os cartões e anunciei Antes surda toda a vida do que pobre por um dia. E vai de rodar os calcanhares high heels, que a minha vida não é só fintar a gatunagem.
Cheguei ao carro, sentei-me, chorei desalmadamente e limpei-me.
Aquele parque também tem uma história dramática, que, de cada vez que lá deixo o carro, me apetece chorar. Foi hoje. Que alívio.
Segui para o centro médico da área da minha residência, onde fui atendida por um clínico geral quase idoso, que ouviu a verdade nua e crua da minha boca. Apesar disso, deixou escapar sem um sorriso - hoje era só sorumbáticos no meu caminho - as minhas melhores piadas da tarde: Tenho um galinheiro dentro do peito (para explicar a pieira que ouço quando respiro) e Já não tenho mais coisas tristes para lhe contar (quando acabei o relato das minhas desgraças). Disse-me que pertencia a uma associação de carácter religioso e falou-me de adultério. A minha vida é bordada a ouro. Auscultou-me, basicamente confirmou o meu primeiro autodiagnóstico (alergia), e, quando me perguntou a profissão, deu-me um miminho (eu cá gostei, chiu): Eu também tenho uma [profissão de LP] assim, magrinha como a [título académico de LP]. A minha mulher, quando a viu, até me disse: "Se eu não soubesse que é a nossa [profissão de LP], não te deixava andar com aquela Barbie na rua". Tivesse eu audição, e teria começado a ouvir Hi, Barbie!, Hi Ken!, Do you wanna go for a ride?
Mandou-me tomar anti-histamínico. O dealer.
Os anti-histamínicos, a mim, dão-me sono. Eu sei que dão a toda a gente. Mas não. Não é a mesma coisa, creiam-me. Capaz de chegar a babar-me em público e tudo.
Nos próximos dias, escreve-vos uma agarrada. Para variar desta lucidez toda, que até enerva.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Já não sou picha mole, Ovelhinha?

      Eliminar
    2. nunca foste picha mole, era tudo mentira!

      Eliminar
    3. Até já me tinham caído os tim-tins ao chão, com o susto!

      Eliminar
  2. ..." Cheguei ao carro, sentei-me, chorei desalmadamente e limpei-me."...:) :) :)

    A estimada L.P. não apresenta pendurezas !
    É sim - magrinha e a maior !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sou uma trágica.

      Não serei propriamente magrinha, só beneficio grandemente da média nacional :)

      Eliminar

  3. ... " Eu também tenho uma empregada doméstica assim, magrinha como a cozinheira. A minha mulher, quando a viu, até me disse: "Se eu não soubesse que é a nossa cozinheira, não te deixava andar com aquela Barbie na rua"... :) :)

    http://camilanacozinha.files.wordpress.com/2012/04/cozinheira.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem me queria parecer que devia ter revelado logo a minha profissão, em vez dos parêntesis rectos :)

      Eliminar
    2. Não reveles nada,L P !
      Eu gosto de ser provocador !
      E tu "ralada " com palhaços ( moi) ,estou a imaginar-te !


      Eliminar
    3. Claro que não revelo, para quê? Uma coisa que já toda a gente sabe :)

      Eliminar
    4. Rendo-me !!!!
      Completamente rendido !!!
      Dás de avanço !!!!
      Com /sem antiestamínico ! ;)

      Eliminar
  4. Anónimo21/4/15

    que história maravilhosa, vá, não quero ser mal interpretada. está bem contada, pronto! quanto aos antiestamínico, eu não gosto de os tomar porque indiciam alergias, mas como dão sono, adoro-os, porque sofro do mal de insónias e assim, até acabo por dormir melhor! eu sei que sou anormal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também durmo pouco, e acho sempre que podia dormir mais, mas os antiestamínicos, a mim, põem-me grogue todo o dia. Ter que tomar, durante uma semana, vai ser o "céu" :)

      Eliminar
  5. Isso dos 98 euros, n terá sido da surdez (má audição)??? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou era ela que era uma grande brincalhona. Deve divertir-se que nem uma perdida no local de trabalho :)
      (Para a minha série "Só a mim não me saem empregos assim")

      Eliminar
  6. L.P.,
    Sem seguro de saúde ou ADSE ,toca a pagar esses 98 euros.
    É tudo a gamar.
    E quem tem ADSE,paga pouco, mas depois há transferência do Estado para o privado .
    É este o nosso "fado ".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um seguro que me paga metade dos 98 euros. Mas também conheço a realidade dos médicos, mesmo dos que trabalham ali, e sei que, dos meus 98 euros, 5 tostões vão para o médico, e o resto para uma instituição que eu não posso nem quero sustentar.
      Estou careca de ir à Luz, e nunca me tinham pedido aquela obscenidade. Nem a explicação de que incluía exames e análises que, eventualmente, fossem necessários, me convenceu. Eu só queria que um médico visse os meus ouvidos e garganta, não precisava que me inventassem rx ao tórax e análises ao sangue e urina para me receitarem uma berdroega qualquer, que qualquer médico saberia receitar sem nenhum desses exames.

      Eliminar
  7. Igual na CUF.
    Eu tenho ADSE,consulta de especialidade mais barata do que cons. clínica geral no centro de saúde.
    Há ainda a grande "vantagem " de ser chateado ( cuf ) com toneladas de exames prescritos (sempre ) ,pelos quais acabo por pagar pouco,mas que no futuro iremos todos pagar .
    Casos de maior gravidade tratados no privado ? Não ! Só partos e"pensos rápidos"...operações sérias, tudo o que chateia e não dá lucro rápido - Público !
    É fácil apresentar bons resultados e apregoarem uma melhor gestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será bem assim. Uma das minhas filhas foi operada no Hospital da Luz, há 4 anos, e foi uma operação de 6 horas, francamente séria.
      Depende para o que se vai. É óbvio que uma emergência emergente (politraumarizados, grandes queimados, etc.) não vai para a Luz nem a CUF, nem para os Lusíadas.

      Eliminar