27/04/2013

Eu tenho problemas com ladrões # 1

Bem me queria parecer que me faltava um separador neste meu buraco de desabafos - a minha já extensa e profícua relação com os gatunos é digna de um registo tão sério como a que faço com os médicos e os tontos. Ao mesmo nível e com a mesma frequência. Sou, de longe, de todas as que conheço, a pessoa que mais vezes tentaram assaltar. E a que nunca foi assaltada, também. Esta saga começou há tantos anos que, enquanto assaltada-tentada, sou uma verdadeira profissa. Assim como os doidos dizem "Chanfrado" na testa, os ladrões, ao contrário do que para aí se diz, têm mesmo escrito "Ladrão", a letras grandes e grossas, tanto maiores quanto maior a dita. 

Um dia faço um apanhado do perfil-tipo do ladrãozeco da merda e até pode ser que ajude à tese de doutoramento de algum antropólogo jeitoso. Agora não me apetece. Só cá vim para me gabar. Para contar que ontem me safei de mais uma. Eu contra dois. Os dois na minha cola, escadas acima, no metro, praticamente vazio - o país fez ponte, mas eu sou uma desgraçadinha da porra e trabalho sempre, de sol a sol, e ainda ouço bocas. Antes de aqueles dois me verem, já eu os tinha filado à distância e já me tinha preparado para o que vinha a seguir. Olha ali dois ladrões. Linda Porca, agora passas por eles e eles vêm atrás de ti. Vamos lá a decidir quem é o gato e quem é o rato. Certinho, faço a curva de saída do metro, primeiro a ladra colada a mim escada acima. Viro-me para ela, olho-a de frente e Hah, olha-me esta! Sai-me a ladra do encalce. Isto são muitos anos a virar frangos. Olha sempre o inimigo nos olhos, passa-lhe a mensagem Já te vi, já sei o que queres (queres-ma-mala), mas não te vou dar, boa? Então, veio o ladrão. Meteu-se na cancela comigo, quase me possuiu por trás. Travo-lhe o passo, até ele ficar quase encaixado em mim e digo-lhe Porra, pá, mas qu'esta merda?. Lá está. O efeito-surpresa de uma senhora de idade a dizer estas coisas é tão avassalador que até um ladrão perde o norte. Outro K.O., saí em beleza de mais esta. Sou o gato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário