08/01/2017

Aulas de substituição

Faltou-me a dança ontem, por ter achado que havia uma aula em novo horário, faltou-me a dança hoje, por ter faltado a professora. Em substituição, apareceu um rapaz todo saltitão, género Mike!, postura de pensamento positivo e good vibes. 
Ora, a pessoa desalavanca-se do leito a um domingo, arrasta-se a duras penas até ao recinto, vai para dançar, já não tem propriamente estofo para 1. Mudar de ideias assim repentinamente; 2. Aturar xitexes juvenis, mais do que aqueles que já atura at home. Mas vá, prossigamos, que também prossegui ali, a ver em que é que paravam as modas. 
O petiz questionou as presentes — julgo não ter visto nenhum elemento da macha — quem é que já tinha feito Step, e foi uma plateia de cem por cento que lhe disse que jamé, excepção à pessoa, que respondeu que não sabia. De facto, não sei. Já fiz tanta m. nesta vida, que também devo ter feito aquela, nalgum dia de sei lá. 
Então, ele, abstraindo-se totalmente do facto de ninguém ali presente ter algum dia stepado, deu início a uma aula de Step Coreografado, misturando os passos 1, 2, 3, 4 e 5 logo na primeira coreografia, sem sequer os ensinar. Digamos, então, sem cair em qualquer espécie de exagero, que Step Coreografado é o terror dos pesadelos para qualquer pessoa minimamente descoordenada. É como dar uma aula de Matemáticas Aplicadas a um aluno de Letras. É claro que ele conhece o x, o y e o z, conforme indica a designação do seu curso. Assim como conhece o 𝜋'. Mas, numa escala de zero a cem, vai perceber cerca de 3 da aula toda.
Fez-me aquilo lembrar as aulas de substituição implementadas pelo Ministério da Educação, aqui há uma meia dúzia de anos, aquela forma subreptícia de obrigar os professores a não faltarem, que resultou basicamente em nada: cada vez que um falta, vai um colega substituí-lo, por estar, naquele horário, "de escala à substituição". E assim se consegue que, em faltando o professor de Matemática, a substituição seja dada pelo de Educação Física — que foi o que me aconteceu hoje, só que ao contrário.
Está bem de ver que, um quarto de hora volvido de maus passos que ali dei na minha vida, arrumei o step, descoreografando-o, e acenei adeusinho ao saltitão. E até acho que aguentei muito.

4 comentários:

  1. Para a próxima corre melhor :)
    Eu também sou super descoordenada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se há próxima...
      Ainda estou traumatizada :P

      Eliminar
  2. Mikes ?
    Steps ?
    Com este soleil e mar blue ?
    No interior sem oxigénio ?
    Corre linda Blue !
    É o melhor exercício ( movimenta 3/4 da massa muscular, capacidade cardio/respiratória ,etc )
    E viva o oxigénio.
    Quanto às ditas "aulas de substituição",toda a razão !
    Os professores ao progredirem na carreira, vão tb ficando mais velhos e por isso tinham redução no nº de horas de aulas semanais.Em paralelo ,os que atingiam o topo da carrreira,tinham melhores vencimentos. Topas ?
    A bruxa MARILÚ ", inventou essas aulas " apenas para chatear os melhor pagos e com menos horas lectivas, apenas com a finalidade de os fazer ir embora. Verficou-se com muito bons professores ( sairam e foram prejudicados no valor da aposentação ) e depois contratar professores mais novos ( 1/3 do vencº ) e muito mais horas lectivas.
    Topas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais oxigénio, mas também mais escapes, mais chumbo...
      E correr não é bem a minha praia — http://lindaporcaoucheirodeestrume.blogspot.pt/2015/01/eu-detesto-correr.html

      Sim, deu claramente para perceber que a medida não só virava os professores uns contra os outros, como também não beneficiava aluno nenhum. Simplesmente, amoucharam e agora corre tudo como se nada fosse, com as tais "escalas à substituição", que mais não são do que o (que remédio senão) compactuar com a palhaçada...

      Eliminar