04/12/2013

Desilusão quase amorosa

Nem sei como é que hei-de começar este post sem que, ao contar a minha pequena história de hoje, pareça que sou uma invejosa, uma stalker ou uma pobre de espírito. Mas pronto, vamos partir do pressuposto que sou uma das três coisas, ou todas muito. 

Quase todos os blogs que sigo são de pessoas mais ou menos anónimas, tal como este meu buraco. Digo mais ou menos, porque há quem vá pondo umas fotografias de perfil, na penumbra, de lado, de costas, etc., de maneira que se vai conhecendo a pessoa, o tipo físico, a idade, enfim. Mesmo as que são muito anónimas, por uma razão ou por outra, tem sido fácil conhecer-lhes a cara, através de coincidências várias, como seja, por exemplo, a grande ingenuidade que é porem-se como seguidores do próprio blog com o seu perfil verdadeiro, aquele que serve para o trabalho e os amigos. Ou, com esse perfil, deixarem comentários nos blogs dos amigos. Já aconteceu conhecer a identidade de uma blogger que teve a distracção de colar um post de outra blogger, comentando-o, e bastou ir ao facebook desse blog para ver quem é que fazia aquele tipo de comentários àquela pessoa - e lá estava, escarrapachado o nome e a cara que, no blog, só aparece em iniciais. Curiosamente, a mesma pessoa que comentou de forma tão mordaz um post, é das que vai para o facebook do blog criticado tecer elogios à autora dele. Estranhas, as gajas. Depois há quem mostre a cara ao fim de um tempo de anonimato e a coisa corre bem. Já conheci assim uma blogger, já outra me mandou uma foto de rosto sem eu lhe ter pedido - mas porque, de alguma maneira, sabia que eu me mordo de curiosidade - mas hoje deu-se a tragédia. E foi tão inesperada, tão indesejada quanto isto: andava eu na leitura de um blog dos "meus", quando reparei na foto de perfil de uma seguidora, mesmo ao lado da minha. Aquilo chamou-me a atenção porque me era "familiar". Cliquei em cima e fui ver os blogs daquela pessoa. Digo bem - os blogs. Vou exagerar, como sempre, mas apetece-me: são milhares de blogs, todos à volta do mesmo tema, mas tudo me dizia que ela era a tal, autora de um blog que eu sigo há anos. Queiramos ou não, há um cunho pessoal em tudo o que se escreve. Até o local das vírgulas nos denuncia. Mas o pior foi ter visto os N filmes no youtube que a pessoa em causa já postou. Filmes educativos - a sério! - em que aparece de frente, às claras, a falar para nós... e é de uma antipatia cortante. Nem vale a pena maior descrição: não é bonita, nem isso é relevante, tem uma dicção péssima, para quem fala para "as massas" mas, sobretudo, é tão antipática, transmite uma frieza e uma agressividade quando fala que, pá, adeus, nunca mais leio o blog de que tanto gostava com a mesma isenção. 

O anonimato, afinal, é uma boa protecção. Estou tão triste.

Sem comentários:

Enviar um comentário