26/09/2017

And that awkward moment # 40

Entro na papelaria da antipática e do morto-vivo-ó-amor para registar um jogo do rapaz. Só é permitido jogarem maiores de idade, sei isso e quase respeito, mas ele também veio comigo fazer compras pesadas e carrega-mas todas. Por interesse, delicadeza ou pura boa vontade, não me interessa: ninguém me tira estes momentos só com ele e a expectativa de, a seguir, irmos para casa fazer mousse de chocolate juntos. Todos os amores são, em maior ou menor escala, desproporcionados e desequilibrados, ou não seriam amores. E este nosso não é excepção.
A azeda da mulher, que me conhece há mais de duas décadas, trata-me por "minha senhora" desde que eu era pouco mais do que uma garota. 
- Minha senhora, preciso do seu número de contribuinte.
Começo a debitar-lho, e ela interrompe-me ao terceiro dígito.
- Minha senhora, tenho que ver o seu cartão de contribuinte, não pode ser ditado.
[Na era em que esta pessoa vive, ainda existem cartões de contribuinte.]
Estendo-lhe o cartão de cidadão, a sentir a exasperação a tomar conta de mim.
- Tem aqui, minha senhora. — E acentuo o tratamento. 
Ela põe-se a ler, aproxima os olhos do cartão, só falta bater com ele nos óculos, e faz os olhos de toupeira ainda mais miudinhos.
- Cento e...
- Noventa e nove, minha senhora. 
- Cento e noventa e nove...
Ditei.então.os.segundos.três.números.E.ela.não.conseguiu.ver.os.terceiros.três.Por.conseguinte.ditei-lhos.também.
A seguir, deu-me um papel pequenino onde constava o meu número de contribuinte, e disse:
- Aqui tem, minha senhora. Para a próxima, escusa de ditar o número, basta trazer este papelinho.


8 comentários:

  1. Anónimo26/9/17

    Ocorre-me tanta coisa para dizer e simultaneamente não me ocorre nada... estive uns segundos a ler a última frase, até que o riso tomou conta deste corpo de sereia (se eu não me gabar...). Conheces cada personagem, LB! Todas embrulhadinhas davam um belo romance. Pensa nisso. ;)
    AL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas isso do corpo de sereia, AL. Sabes o que diz o ditado? :)
      ("Metade mulher, metade baleia" :D)
      Eu cruzo-me com gente igual àquela com que se cruzam todas as pessoas, é uma questão de atenção.
      :)

      Eliminar
    2. Anónimo26/9/17

      Não tenho nada de baleia,felizmente.:)
      Também estou sempre atenta aos cromos, mas há pessoas que atraem mais do que outras. :)
      AL

      Eliminar
    3. Olha que bom :)
      That's me :)

      Eliminar
  2. Isso podia muito bem ter acontecido numa conservatória do registo civil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Livra, e uma pessoa casar-se sem querer, Solteiro?

      Eliminar
  3. Teresa28/9/17

    O que ela fez no fim,é o que a lei dos jogos da Santa Casa exige!!Quem joga no Placard,tem que se identificar com o NIF,e cada vez que entrega o boletim,entrega o papel que tem o NIF!Agora essa senhora podia era ser simpática e explicar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, e nós também sabemos isso. De qualquer modo, temos que garantir às Finanças o pagamento da tributação, caso haja prémio.
      Era ela ter outros modos, e nem história para contar eu teria!

      Eliminar