19/01/2018

And those two awkward moments # 44

em que, a propósito da mesma fotografia, baralhas duas pessoas diferentes?
Foi um segundo, em que estamos cinco: toda a minha criação e eu. Foi captada ao calhas, embora por quem sabe fazê-lo, estamos apertados no cubículo que é o elevador do prédio onde moramos — e onde já coube um carrinho e dois, um carrinho e três, onde já coubemos os seis também —, mas retrata, literalmente, um momento bom, e é uma daquelas fotografias que eu simplesmente adoro. 
Por estar tão actualizada (é da época do Natal), mostrei-a a uma amizade recente, brasileira, para que visse a minha obra de criação, dada a curiosidade que demonstrou. Apontando para mim, disse:
- Essa aí é a sua cara. 
Nada mais certeiro.
Uns dias mais tarde, a mesma cena com outra pessoa que, olhando para a fotografia, perguntou:
- Mas, afinal, eles são quatro ou cinco?
Isto dá-me que pensar na diferença entre a imagem que "vendemos" aos outros e a nossa realidade. Eu não ando cá a enganar ninguém, what you see is what you get, mas penso muitas vezes se quem me lê e quem me vê imagina que eu sou mais nova do que efectivamente sou, por conta de uma embalagem que eu, eventualmente, tenho sabido embrulhar razoavelmente. Mas fazer crer, dar a entender, às vezes mesmo afirmando com os dentes todos, roçando as raias do ludíbrio, para não lhe chamar mentira deslavada, isso não faço. Essencialmente, preciso — porque me dá um grande gozo — de me enganar a mim mesma. Quanto aos outros, espero que não se sintam intrujados, mas, se  isso acontecer, paciência: desatenção vossa, eu avisei.




12 comentários:

  1. que bonita!

    (espero bem que sejas tu na foto)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20/1/18

    És pouco gira, és. :)

    AL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, AL, aqui até estava com o cabelo numa nhanha, tá? :)

      Obrigada. Adorei aquele provador. Tão gira, a ideia.

      Eliminar
  3. Que linda !

    (espero bem que sejas tu na foto)

    ;) :)

    ResponderEliminar
  4. És muito bonita LB, mas isso já se adivinhava pelas fotos camufladas que por vezes apresentas.
    Desculpa deixar-te um comentário mais do mesmo, uma vez que os anteriores leitores também te elogiaram a beleza, mas olha, eu queria comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gina :)
      Sinceramente, faço como toda a gente: só publico aquilo que é publicável. Há fotografias minhas que me toldam o juízo de instintos de destruição...

      Eliminar
  5. Sai da frente que não percebo o que está escrito
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já não me lembro. Acho que era “borlas” :)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Que simpática (e gira, já agora!), Ana Paula :)

      Eliminar