11/01/2019

Note to self, como diriam os estrangeiros

Nunca coser à máquina rigorosamente por cima do alinhavo. Depois é extremamente exaurante  retirá-lo. A paralela perfeita, de cerca de meio milímetro, salva muitos nervos, muitos dedos, e permite o reaproveitamento das linhas, que estão pela hora da morte. 

(E não, isto não é um post encriptado ou metafórico, com uma indirecta qualquer para alguém. É a pura e a dura da verdade, provinda de alguém que desgastou cerca de várias horas a arranjar na máquina de costura três pares de calças e ainda teimou no mesmo erro em que dá quedas há anos.) (Solicitaram dez euros por cada par à criança, lá no atelier dos arranjinhos.)
[Este foi o dia em que LB, para além de falar de si mesmíssima na terceira pessoa - como os concorrentes daquele programa casadoiro que, porquê, meu Deus?, já acabou -, não só assumiu publicamente que é proprietária de uma máquina de costura - posso dizer a marca? Já faliu -, como também que é possuidora de uma sagaz e olimpicamente útil prenda doméstica, que é a exímia arte de manuseamento e pedaleira daquele engenho.]
(Efectivamente, dá-se que tenho para aqui uns chouriços para encher, desde o momento em que me apercebi que tenho 2952 posts publicados até agora mesmo - 2953 com este, quando ele vir a luz, como os iluminados, e isto se não me falha a matemática -, e tomei hoje como uma das minhas resoluções de ano novo o atingimento dos 3000 aquando da perfeitura dos seis - ou são sete, hom’essa? - anos cá do buraco, lá para Abril que vem, ainda este ano.)

4 comentários:

  1. Anónimo13/1/19

    A minha Mãe também tem uma máquina de costura para uso doméstico dessa mesma marca que já faliu.
    Nunca liguei muito ao raio da máquina durante o tempo em que morei com os meus pais, mas já prometi a mim mesma que em 2019 vou pedir umas aulinhas à minha Mãe, vou pois.
    O saber não ocupa lugar! :)
    E já agora, será difícil o manuseio da ‘quineta? Maquineta. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As máquinas da Singer são óptimas, duram uma vida.
      E dá um jeitão saber coser. Há costuras que, à mão, nunca ficam tão fortes (nem tão bem).
      Eu tenho vontade de tirar um curso de corte e costura, para aprender a fazer roupa, mesmo. Quer dizer, ajeito-me com saias e peças simples, mas casacos e isso, não :)
      Não acho difícil o uso da maquineta, mas também perdi a conta dos anos que já a sei usar. Sinceramente, para mim, o mais difícil é enfiá-la. Depois mete-se a peça debaixo da pataleta, acelera-se e lá vai disto :)

      Eliminar
  2. Macaquita pediu uma máquina de costura que ainda vem a caminho, antes de lhe ensinar a usá-la (coisa que na verdade não sei, por isso desespero na esperança da maquineta ter instruções...) vou-lhe dar este teu post a ler, pode ser que aprenda alguma coisa ;)
    Beijinhos e Bom Ano (já desejei Bom Ano? Ando tão arredada da vida blogosférica e da net...desculpa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas deves ter mandado vir uma máquina simples, ela ainda é tão pequenina :)
      De certeza que vais saber ajudá-la e mais: vais também aprender os primeiros passos da costura à máquina. Não tem grande ciência, é uma questão de prática.
      Bom ano, Be (acho que sim, mas também se pode pecar por excesso!) para todos! Beijinhos

      Eliminar