29/01/2019

Numa escala de zero a dez, quão estranho é o teu gato? # 18

Imagina que se dá o momento em que metes a chave na fechadura, ela dá duas voltas lá dentro - e, com isso, te apercebes de que não está ninguém em casa -, entreabres só um bocadinho - porque sabes que as gatas têm aquela mania de ir passear para o patamar das escadas (serão só as minhas que manifestam este fremente desejo de fugir do lar?) e depois é um sarilho grande para convencê-las a voltar - e sai-te a jacto, ligeira e silenciosa - na verdade, com um "prrr" - a Molly, logo escadas acima. Nem pousas a mala, nem despes o casaco, corres atrás dela, mas oh, engano!, ela sobe mais uns quantos degraus, por isso mais vale ficares cá em baixo a praticar psicologia felina, "Anda cá, vamos para casa, Molly!", mas o bicho nada, nem desce nem sobe mais (vá lá...), olha-te apenas por cima do ombro com aquela desconfiança e soberba, do alto dos seus olhos azuis de gelo, como quem diz "Vai tu, daqui não saio, I've got stuff to do upstairs", ainda tentas a solução radical, que é fechares a porta de casa, como se faz às crianças teimosas, "Olha, ficas aí, que eu vou para casa. Adeus", mas depois lembras-te do dia em que ela ficou mesmo e, passadas duas horas (cálculos muito por alto), o vizinho de cima veio perguntar-te se o gatinho que tinha lá à porta a miar, e ao qual já havia dado leite e pão aos pedaços (e a lontra devorou como iguaria sem igual) não seria teu, e, aflita com a repetição do episódio (se bem que ela talvez não, vai-se a ver e curtiu da refeição alternativa), voltas a abrir a porta e sai a Mia, não a jacto, mas igualmente ligeira, e efectivamente silenciosa, sem "prrr".
E ficas sozinha no patamar, tu e as tuas gatas que, por acaso, se detestam. Não se odeiam, mas não se dão, o que equivale quase ao mesmo.
A Mia dirige-se para a escada que sobe, encara com a Molly, e os dois rabos fazem-se num comovente e lustroso pompom. Uma das duas, ou as duas, assanha-se para a outra, e tu pensas que é capaz de ser melhor saíres da jaula, e os leões que se entendam, pois, se for para ficares sem cara, mais vale ires para o lar e esqueceres o dia em que quiseste adoptar gatos. Já não te bastavam quatro filhos nascidos no espaço de seis anos, para ainda te ires meter noutros trabalhos quase semelhantes.
Mas depois, gostas delas. Uma é parva, a outra está doente, porém gostas das duas na mesma medida. E então, raciocinas. Com a Mia, tudo é mais fácil, quanto mais não seja porque pesa metade do que pesa a outra fat, que é agressivíssima e só a ideia de lhe pegares já te arrefece o sangue-frio. Pegas nela por baixo, com cuidado para não lhe magoar a barriga, e carrega-la para dentro de casa, sob protesto (a assanhar-se, aqueles "rugidos" dos gatos), feita manifestante activista e rebelde sem causa. A repetição da fuga para fora de portas é bastante rara, por isso podes descansar de uma.
Dona parva continua estática, sem vontade ou iniciativa de sair do degrau onde se instalou a mirar a paisagem. Não é por acaso que os suricatas se chamam assim. Ponderas o truque do papel amachucado em forma de bola, o truque do boneco dela (um pinguim vestido de Pai Natal, don't ask) atirado para dentro de casa, mas sabes que, cada vez menos, se deixa enganar, e isso pode ser uma perda de tempo que a fará subir mais degraus. Então, lembras-te do truque dos gatinhos a miar, sabes que é um golpe baixo, mas que resulta em pleno: "Gatinhos a miar" no Google, Ai-fostes com o som no máximo, e esperar. 
Lá veio ela, percorrendo todos os cantos à casa até eu desligar aquilo, sei lá se para brincar, ou então para se assanhar também para os gatinhos que procurava e não estavam em lado nenhum.



LB's challenge rumo aos 3000 chouriços em 6 anos
#jasofaltam35

4 comentários:

  1. Anónimo29/1/19

    Ah,ah,ah, pois eu passo por isso. Tenho uma gata tal e qual assim, sempre que pode lá vai escadas acima ou escadas abaixo, uma vez fui a correr atrás dela pelas escadas até à garagem...e realmente convencê-la a entrar é difícil.Mas é uma fofa apesar destes sustos que me prega, é a minha riqueza. Já agora as suas são esterilizadas? Como foi a recuperação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mais descansada em saber que não estou só nesta saga de os gatos "quererem fugir" de casa :)
      São ambas esterilizadas, sim. A recuperação foi boa, mas acho que a esterilização, como qualquer cirurgia na região da barriga, é mais fácil se lhes vestirem o fatinho do que se lhes puserem o fato de rede ou puserem o cone. Sobretudo este último, leva-as a um estado de letargia que é escusado. Realmente, a pior parte é dar o antibiótico, mas também isso depende dos gatos...

      Eliminar
  2. Como conheço essa situação....
    Abro a porta, com muito cuidado, mas o Noddy consegue sair disparado escadas abaixo e ficar a inspecionar a entrada do prédio. Enquanto chamo o Noddy, que me ignora como se não fizesse a mínima ideia de que, eu sou e qual o nome dele, sai o Pickwick disparado escada acima. Enquanto me resigno a ir buscar o noddy e trazê-lo ao colo escada acima, porque ele tem medo do elevador, Pickwick mia a todas as portas. Ponho o Noddy em casa, vou buscar o Pickwick, como deixei a porta encostada porque não consigo abrir a porta com um gato ao colo entretanto saiu novamente o Noddy.
    Ponho o Pickwick na cozinha, fecho a porta e vou outra vez buscar o Noddy à entrada do prédio.
    Pelo menos faço exercício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece (e deve ser mesmo isso) que estão à coca, só à espera que metamos a chave na porta, que lá vão eles pela frincha mais pequena que se possa imaginar! E também não vão muito longe, é verdade, mas uma pessoa vive em ânsias de não se aperceber que um saiu e perdê-lo assim.
      Esse esquema dava comigo em doida, Ana. Aquele foi o primeiro episódio de saírem as duas, ainda por cima comigo sozinha, sem solidariedade de alguém que pudesse ir buscar uma delas. Meu rico ginásio ! :)

      Eliminar