26/06/2018

finas fronteiras

Diz que tem um companheiro, mais novo que ela dez anos, mas não se alonga. Tanto me incomoda a postura, de solidão camuflada em autoestima exacerbada - falando de si mesma a cada frase, usando o "eu" para início de qualquer conversa -, como me enche de dó vê-la derreter-se por si abaixo. O excesso de maquilhagem e de produtos de cosmética derramam-na dramaticamente: o gel colocado sobre o curtíssimo cabelo perde força, a base espalha-se em ilhas pouco pacíficas pela cara afora, a tinta das pestanas solidariza-se em molhos empapados, o bâton, de um vermelho insuportável, ceifa trilhos ao redor dos lábios, atingindo-lhe os dentes sem piedade.
Quisemos marcar um almoço de grupo do qual ela também faz parte, trocámos contactos, e ela que não, que "Eu privilegio o contacto directo, eu gosto de falar com as pessoas cara-a-cara, eu prefiro assim", então tudo bem, faz lá como entenderes, desde que consigas lá chegar no dia e à hora combinados, e, se não, problema teu.
Puxou-me então de lado, sussurrando-me por entre a papa vermelha que já se lhe formava na boca: "Eu dou-te a ti o meu número. Mensagens e grupos, é que não gosto". Depois fez uma pausa, os molhos de pestanas pintadas de negro baixados, "É que o meu companheiro é muito ciumento, e já tive grandes chatices por causa disso".
Como é fina, a fronteira da violência.
Como é fina, a fronteira entre a vaidade e a solidão.

4 comentários:

  1. O mundo está repleto de sub-vidas em lugares de fronteira.

    (estive a olhar o seu header e a bola da Nivea atirou-me para finais dos anos 70 inicio dos 80 numa reminiscência fantástica enfiada nuns calções às riscas. Valeu bem a pena vir com vagar.)

    Como vai, caríssima LB?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse tudo, Impontual. Esse é o resumo perfeito do que escrevi em mil palavras.

      (Essa bola é mítica, e julgo que até anterior a essas décadas. A marca pôs há pouco uma no cruzamento da Av. Padre Cruz com o Campo Grande. Cada vez que lá passo, lembro-me do tempo em que a bola da Nivea era ponto de encontro nas praias, tão longe que estávamos dos telemóveis. E eu, tão pequena, que achava que aquele varandim era o poiso do nadador-salvador :))

      Eliminar
  2. Ai tanto sinal assustador, que parece não asssutar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão lá todos, invisíveis, a saltar à vista, a gritar, Gasper.

      Eliminar