29/03/2018

Ai-fostes também não me tem em grande conta # 4

Ai-fostes veio parar-me às mãos guarnecido com uma aplicação assaz atractiva, quanto mais não seja por ter, no seu ícone, un petit coeur. Responde ela pelo nome de "saúde" e é a que — de entre outras valências que não explorei — nos mede a distância diária que percorremos a pé ou a correr (como se corrêssemos com recurso a outra zona do corpo que não fossem os pés). A mesma aplicação peca, a meu ver, pela incapacidade intrínseca que lhe é inata, de nos contar os passos em situações de não deslocação, ou seja, quando maior é o esforço, que é no ginásio: elíptica, passadeira, jump, body pump, aeróbica, etecetera. Pode uma pessoa estar a finar-se de exaustão cardio-gluteal durante uma ou duas horas, que a aplicação do coraçãozinho lhe atribui muito menos passos (na verdade, igual a zero) do que se for bater pernas para o shopping no mesmo espaço de tempo.
[No entanto, existem casos como o meu em que me parece justo que assim seja: a marcha fora do ginásio é cumprida (e comprida) de saltos altos, pelo que até deveria valer o dobro, como aquelas campanhas em África.]
Depreendo, não obstante, que Ai-fostes contabiliza a passada de forma relativamente aleatória. Por exemplos: anteontem, ao longo de um dia inteiro, contou-me 3941 passos para 2,6 km. Ontem, eram ainda umas escassas 16:49 da tarde, já ele me havia contabilizado os mesmíssimos quilómetros, mas com 4447 passos. Ou seja, percorri a mesma distância, dando mais 506 passos (e sim, recorri à calculadora, porque este desgaste pedonal acaba por me afectar o cérebro).





Conclusões:
1. Há dias em que dou passos de gueixa;
2. Há dias em que dou passos de elefante/ gazela;
3. A contabilização é muito mais aleatória do que eu imagino. Tipo o boletim metereológico;
4. É possível enganar a aplicação (que funciona por GPS), bastando, para tanto, que nos desloquemos de um lado para o outro, nem que seja do sofá para o frigorífico, do frigorífico para a despensa e da despensa para o sofá, sempre no enfardanço. Ou então, era a pessoa praticar o ballet e dar uns bons jetés por dia, que aquilo contava dez passos por cada jeté);
5. Nós não estamos sós


2 comentários:

  1. Hoje dei dois pulinhos com o telefone na mão e ele contou-me dois passos. De quando em vez registo no blogue os meus passos, chamo a esses posts 'A mulher dos passos', numa clara (acho eu) alusão ao Senhor dos Passos, padroeiro dalgures por aí afora, ou coisa assim, se bem que não me vista de roxo para andar por aí. E não, não se pode confiar com confiança de pessoa confiante. Eu cá não confio, mas acho um piadão à aplicação.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho quase a certeza que o meu só contabiliza deslocações. Hoje fiz 15 minutos de passadeira e 50 de jump e tenho uns míseros 3,1 km no total do dia. Dias em que vou de metro a algum lado, só com o que se anda nas estações, dá-me 5 km nas calmas.
      Olha, deve ser tudo aldrabado. Mas também acho aquilo giro, independentemente de saber estas nuances na leitura dos dados.

      Bom fim de semana e boa Páscoa, Gina

      Eliminar